Pular para o conteúdo
Mundo

Juíza determina que governo Trump tome medidas para retorno de homem deportado por engano

O próprio governo admitiu o erro, mas afirmou que não poderia fazer nada a respeito
Agência Estado -
Presídio em El Salvador. (Foto: Imprensa Oficial de El Salvador)

Uma juíza federal ordenou ao governo Trump que “tome todas as medidas disponíveis para facilitar o retorno” de um homem de Maryland, nos Estados Unidos, que foi deportado por engano para uma prisão em El , e marcou uma audiência de acompanhamento para sexta-feira, 11.

A ordem da juíza distrital dos EUA Paula Xinis foi emitida após a Suprema Corte dos EUA afirmar, na quinta-feira, 10, que o governo Trump deve trabalhar para trazer Kilmar Abrego Garcia de volta, rejeitando o apelo emergencial do governo contra a ordem da juíza emitida em 4 de abril determinando seu retorno.

O cidadão salvadorenho tinha uma ordem do tribunal de impedindo sua deportação ao país de origem, por temores de que enfrentaria perseguição por gangues locais. Após a decisão da Suprema Corte, Xinis determinou que o governo apresentasse, até a manhã de sexta-feira, uma declaração informando a localização e o status de custódia de Abrego Garcia, além das ações tomadas e a serem tomadas para facilitar seu retorno. A audiência presencial foi marcada para a tarde desta sexta, horário local.

A Suprema Corte emitiu uma série de decisões em sua pauta emergencial, nas quais a maioria conservadora tem, ao menos parcialmente, apoiado Trump em meio a uma onda de decisões de tribunais inferiores que dificultam sua agenda. No caso de quinta-feira, o tribunal afirmou que a ordem de Xinis precisa ser esclarecida para garantir que não interfira no poder do Executivo sobre assuntos externos, já que Abrego Garcia está detido fora do país.

“A ordem exige adequadamente que o governo facilite a libertação de Abrego Garcia da custódia em El Salvador e assegure que seu caso seja tratado como teria sido caso ele não tivesse sido enviado indevidamente para El Salvador”, afirmou o tribunal em uma decisão não assinada e sem dissidências registradas. O governo afirma que Abrego Garcia é membro da gangue MS-13, embora ele nunca tenha sido acusado ou condenado por nenhum crime. Seus advogados dizem que não há nenhuma evidência de que ele tenha pertencido à MS-13.

O próprio governo admitiu que cometeu um erro ao enviá-lo para El Salvador, mas alegou que não poderia mais fazer nada a respeito. Os ministros liberais da Corte disseram que o governo deveria ter se apressado para corrigir “seu erro gritante” e que estava “claramente errado” ao sugerir que não poderia trazê-lo de volta.

“Montanha-russa emocional”

A esposa de Abrego Garcia, Jennifer Vasquez Sura, afirmou que a situação tem sido uma “montanha-russa emocional” para sua família e para toda a comunidade. “Estou ansiosa esperando por Kilmar aqui em meus braços, em nossa casa, colocando nossos filhos para dormir, sabendo que esse pesadelo está quase no fim. Continuarei lutando até meu marido estar em casa”, disse ela.

A ordem de Xinis, de 4 de abril, afirmou que a decisão do governo de prender e deportar Abrego Garcia para El Salvador parecia ser “totalmente ilegal”. “Há pouca ou nenhuma evidência que sustente uma acusação vaga e não corroborada de que Abrego Garcia tenha feito parte da gangue de rua MS-13”, escreveu a juíza.

Abrego Garcia, de 29 anos, foi detido por agentes de imigração e deportado no mês passado. Ele possuía uma permissão do Departamento de Segurança Interna (Homeland Security) para trabalhar legalmente nos EUA e trabalhava como aprendiz de caldeireiro, buscando uma licença de profissional certificado, segundo seu . Sua esposa é cidadã norte-americana.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
expogrande

Feiras, oficinas, shows e bazares marcam fim de semana em Campo Grande

Skin de Sabrina Carpenter no Fortnite viraliza e jogadores evitam se atacar

Lula sanciona sem vetos Lei da Reciprocidade, aprovada como resposta ao tarifaço de Trump

Empréstimo CLT atrai quase 9 mil trabalhadores em MS, mas especialista alerta para armadilhas

Notícias mais lidas agora

Com aumento de 54% nas vendas no Pix, comerciantes de MS enfrentam ‘crise do troco’

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

Jorge e Matheus reúne 30 mil pessoas e fãs fervorosos cantando sucessos na Expogrande 2025

Após assediar mulher, homem é apedrejado por casal em MS

Últimas Notícias

Polícia

Grávida é colocada na ‘linha’ em julgamento do PCC por marido em Campo Grande

Grávida já havia sido julgada anteriormente pela facção

Mundo

Trump ameaça México com tarifas se país não cumprir com compartilhamento de água na fronteira

Tratado de 1944 obriga o país mexicano a entregar 430 milhões de metros cúbicos de água no leste da fronteira

Trânsito

VÍDEO: carro ‘rampa’ quebra-mola e colide contra HB20 estacionado na Gunter Hans

Ninguém ficou ferido no acidente; grade de entidade ficou parcialmente destruída

Mundo

Juíza autoriza deportação de estudante líder dos protestos pró-palestinos

Homem foi detido no início de março dentro da própria casa por agente federais de imigração