Pular para o conteúdo
Mundo

Jornais locais e bispo de Chiclayo repercutem cidadania peruana do Papa Leão XIV

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Robert Francis Prevost atuou em igrejas peruanas por 20 anos, onde obteve cidadania local
Osvaldo Sato -
Robert Francis Prevost no Peru (Foto: Reprodução, Rede Social)

A eleição do norte-americano Robert Francis Prevost como o novo Leão XIV surpreendeu o mundo, mas para o , a notícia teve um sabor especial. Em seu primeiro discurso após ser eleito, o Pontífice fez uma saudação emocionada à sua “querida Diocese de Chiclayo, no Peru”, onde atuou como bispo e construiu laços profundos com a comunidade local.

“E se também me permitem, uma palavra, uma saudação a todos aqueles, e em particular à minha querida Diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhou sua fé e deu muito, muito para continuar sendo Igreja fiel de Jesus Cristo”, declarou o Papa Leão XIV, demonstrando um carinho evidente por sua experiência pastoral no país sul-americano.

A ligação de Prevost com o Peru é antiga e significativa. O agora Sumo Pontífice trabalhou por 20 anos no país, período em que adquiriu a cidadania peruana, um fato que ganhou grande destaque na imprensa local. Jornais como Peru21 (“Robert Francis Prevost, el nuevo papa: un pastor con corazón peruano”), La República (“Robert Prevost, cardenal estadounidense de nacionalidad peruana, se convierte en el nuevo papa”), El Peruano (“Habemus Papam: Robert Prevost es el papa León XIV y tiene nacionalidad peruana”), Diario Correo (“Papa León XIV envía emotivo saludo a Chiclayo y reconoce la fe del pueblo peruano”) e Gestión (“Nuevo papa tiene DNI peruano: Robert Francis Prevost es León XIV”) repercutiram amplamente a “nacionalidade” peruana do novo líder da Igreja Católica.

Edinson Farfán Córdova, atual bispo de Chiclayo, onde Prevost também já liderou a diocese, concedeu uma entrevista coletiva expressando a alegria e o orgulho da comunidade local. “Sem dúvidas, Prevost ama o Peru, ama Chiclayo. É um irmão nosso, que passou por essas terras e, como mencionou em seu discurso, ama o Peru desde o início, quando terminou seus estudos e veio ao Peru com uma clara opção pelos pobres”, afirmou Dom Edinson.

Segundo Edinson, seus pratos favoritos no Peru eram arroz com pato, cabrito e ceviche. Além disso, estar com as pessoas também era sua predileção, dando valor à todo o povo e a vida em comunidade.

O bispo de Chiclayo também ressaltou a importância das orações da comunidade para o novo Papa, dada a magnitude de sua missão. Ele expressou confiança na ação do Espírito Santo e no carisma da Ordem de Santo Agostinho, à qual Prevost pertence, enfatizando a espiritualidade de comunhão, a construção de pontes, o diálogo e a escuta, valores também defendidos pelo .

Dom Edinson manifestou sua convicção de que Leão XIV dará continuidade à linha de seu predecessor, especialmente em relação à opção pelos pobres, recordando a atuação de Leão XIII na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Papa Leão XIV saúda fiéis da sacada no Vaticano

Fumacê percorre sete bairros de Campo Grande nesta quinta-feira

Flávio Dino revoga prisão de empresário turco-brasileiro preso a pedido do governo Erdogan

soraya papa leão

“Que seja guiado pela luz do amor e diálogo”, deseja Soraya Thronicke ao Papa Leão XIV

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, confira

LISTA: confira nomes de alvos da PF em investigação contra grilagem de terras da União em MS

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

STF anuncia acordo para uso de câmeras corporais pela PM de São Paulo

Últimas Notícias

Polícia

Homem que atirou em crianças no Jardim Morenão é condenado a 6 anos de prisão

O homem deverá cumprir a pena em regime semiaberto

Política

‘Oportunidade para diversos segmentos da economia’, diz Riedel ao bater o martelo da Rota da Celulose

Consórcio K&G vai administrar diversas rodovias estaduais e federais por 30 anos

Esportes

Papa Leão XIV já afirmou que era ‘tenista amador’ e lamentou pouco tempo para praticar

Papa afirmou que também gosta de viajar para "desfrutar lugares novos"

Polícia

VÍDEO: Jovem foi flagrado tentando invadir casa cinco dias antes de confronto com a PM

Erick entrou em confronto com policiais durante uma fuga na região da Cohab na tarde dessa quarta-feira (7)