Pular para o conteúdo
Mundo

Jornais locais e bispo de Chiclayo repercutem cidadania peruana do Papa Leão XIV

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Robert Francis Prevost atuou em igrejas peruanas por 20 anos, onde obteve cidadania local
Osvaldo Sato -
Robert Francis Prevost no Peru (Foto: Reprodução, Rede Social)

A eleição do norte-americano Robert Francis Prevost como o novo Leão XIV surpreendeu o mundo, mas para o , a notícia teve um sabor especial. Em seu primeiro discurso após ser eleito, o Pontífice fez uma saudação emocionada à sua “querida Diocese de Chiclayo, no Peru”, onde atuou como bispo e construiu laços profundos com a comunidade local.

“E se também me permitem, uma palavra, uma saudação a todos aqueles, e em particular à minha querida Diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhou sua fé e deu muito, muito para continuar sendo Igreja fiel de Jesus Cristo”, declarou o Papa Leão XIV, demonstrando um carinho evidente por sua experiência pastoral no país sul-americano.

A ligação de Prevost com o Peru é antiga e significativa. O agora Sumo Pontífice trabalhou por 20 anos no país, período em que adquiriu a cidadania peruana, um fato que ganhou grande destaque na imprensa local. Jornais como Peru21 (“Robert Francis Prevost, el nuevo papa: un pastor con corazón peruano”), La República (“Robert Prevost, cardenal estadounidense de nacionalidad peruana, se convierte en el nuevo papa”), El Peruano (“Habemus Papam: Robert Prevost es el papa León XIV y tiene nacionalidad peruana”), Diario Correo (“Papa León XIV envía emotivo saludo a Chiclayo y reconoce la fe del pueblo peruano”) e Gestión (“Nuevo papa tiene DNI peruano: Robert Francis Prevost es León XIV”) repercutiram amplamente a “nacionalidade” peruana do novo líder da Igreja Católica.

Edinson Farfán Córdova, atual bispo de Chiclayo, onde Prevost também já liderou a diocese, concedeu uma entrevista coletiva expressando a alegria e o orgulho da comunidade local. “Sem dúvidas, Prevost ama o Peru, ama Chiclayo. É um irmão nosso, que passou por essas terras e, como mencionou em seu discurso, ama o Peru desde o início, quando terminou seus estudos e veio ao Peru com uma clara opção pelos pobres”, afirmou Dom Edinson.

Segundo Edinson, seus pratos favoritos no Peru eram arroz com pato, cabrito e ceviche. Além disso, estar com as pessoas também era sua predileção, dando valor à todo o povo e a vida em comunidade.

O bispo de Chiclayo também ressaltou a importância das orações da comunidade para o novo Papa, dada a magnitude de sua missão. Ele expressou confiança na ação do Espírito Santo e no carisma da Ordem de Santo Agostinho, à qual Prevost pertence, enfatizando a espiritualidade de comunhão, a construção de pontes, o diálogo e a escuta, valores também defendidos pelo .

Dom Edinson manifestou sua convicção de que Leão XIV dará continuidade à linha de seu predecessor, especialmente em relação à opção pelos pobres, recordando a atuação de Leão XIII na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zezé di Camargo volta a desafinar em show e divide opiniões: ‘Hora de parar’

Manifestantes pedem por revitalização do Horto Florestal em Campo Grande

A caminho do trabalho, jovem morre ao ser arrastado por carro em Três Lagoas

Jovens são espancados e ameaçados por desconhecidos em Pedro Juan Caballero

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

‘Moraes não pode fazer nada” diz Eduardo Bolsonaro ao lado de ‘chefe dos embaixadores’ dos EUA

Últimas Notícias

Famosos

Belo abandona o loiro e faz mudança radical para novela da Globo: ‘Envelheceu’

Belo pegou os fãs de surpresa ao compartilhar o resultado de uma mudança radical no visual; novo cabelo do cantor dividiu opiniões

Política

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

PL deve se reunir na próxima semana para definir detalhes de protestos

Polícia

VÍDEO: Motociclista atirou 11 vezes antes de fugir em alta velocidade após emboscada

Dois jovens, de 21 e 22 anos, em frente a uma residência, quando o motociclista disparou, no Jardim Aero Rancho

Brasil

59% apoiam operação da PF contra Jair Bolsonaro e 41% criticam, mostra Quaest

Instituto monitorou mais de 1,3 milhão de publicações