Pular para o conteúdo
Mundo

Jornais locais e bispo de Chiclayo repercutem cidadania peruana do Papa Leão XIV

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Robert Francis Prevost atuou em igrejas peruanas por 20 anos, onde obteve cidadania local
Osvaldo Sato -
Robert Francis Prevost no Peru (Foto: Reprodução, Rede Social)

A eleição do norte-americano Robert Francis Prevost como o novo Leão XIV surpreendeu o mundo, mas para o , a notícia teve um sabor especial. Em seu primeiro discurso após ser eleito, o Pontífice fez uma saudação emocionada à sua “querida Diocese de Chiclayo, no Peru”, onde atuou como bispo e construiu laços profundos com a comunidade local.

“E se também me permitem, uma palavra, uma saudação a todos aqueles, e em particular à minha querida Diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhou sua fé e deu muito, muito para continuar sendo Igreja fiel de Jesus Cristo”, declarou o Papa Leão XIV, demonstrando um carinho evidente por sua experiência pastoral no país sul-americano.

A ligação de Prevost com o Peru é antiga e significativa. O agora Sumo Pontífice trabalhou por 20 anos no país, período em que adquiriu a cidadania peruana, um fato que ganhou grande destaque na imprensa local. Jornais como Peru21 (“Robert Francis Prevost, el nuevo papa: un pastor con corazón peruano”), La República (“Robert Prevost, cardenal estadounidense de nacionalidad peruana, se convierte en el nuevo papa”), El Peruano (“Habemus Papam: Robert Prevost es el papa León XIV y tiene nacionalidad peruana”), Diario Correo (“Papa León XIV envía emotivo saludo a Chiclayo y reconoce la fe del pueblo peruano”) e Gestión (“Nuevo papa tiene DNI peruano: Robert Francis Prevost es León XIV”) repercutiram amplamente a “nacionalidade” peruana do novo líder da Igreja Católica.

Edinson Farfán Córdova, atual bispo de Chiclayo, onde Prevost também já liderou a diocese, concedeu uma entrevista coletiva expressando a alegria e o orgulho da comunidade local. “Sem dúvidas, Prevost ama o Peru, ama Chiclayo. É um irmão nosso, que passou por essas terras e, como mencionou em seu discurso, ama o Peru desde o início, quando terminou seus estudos e veio ao Peru com uma clara opção pelos pobres”, afirmou Dom Edinson.

Segundo Edinson, seus pratos favoritos no Peru eram arroz com pato, cabrito e ceviche. Além disso, estar com as pessoas também era sua predileção, dando valor à todo o povo e a vida em comunidade.

O bispo de Chiclayo também ressaltou a importância das orações da comunidade para o novo Papa, dada a magnitude de sua missão. Ele expressou confiança na ação do Espírito Santo e no carisma da Ordem de Santo Agostinho, à qual Prevost pertence, enfatizando a espiritualidade de comunhão, a construção de pontes, o diálogo e a escuta, valores também defendidos pelo .

Dom Edinson manifestou sua convicção de que Leão XIV dará continuidade à linha de seu predecessor, especialmente em relação à opção pelos pobres, recordando a atuação de Leão XIII na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão