Pular para o conteúdo
Mundo

Japão ordena que Google encerre práticas anticompetitivas ligadas a dispositivos móveis

Google é acusado de exigir de fabricantes a pré-instalação do seu mecanismo de busca como navegador padrão
Agência Estado -
Sede do Google nos Estados Unidos

O órgão antitruste do determinou que o , da Alphabet, interrompa o que classificou como práticas anticompetitivas ligadas a serviços de busca em dispositivos móveis – a primeira ordem do tipo contra uma gigante da tecnologia dos EUA no país.

A Comissão de Comércio Justo do Japão (Japan Fair Trade Commission, ou JFTC, na sigla em inglês) informou nesta terça-feira que, desde julho de 2020, o Google vinha dificultando que alguns fabricantes de smartphones e uma operadora de móvel oferecessem com facilidade serviços de busca concorrentes em aparelhos com o sistema Android.

O Google afirmou estar desapontado com as conclusões da comissão e argumentou que seus acordos com parceiros no Japão incentivam a concorrência e fortalecem a capacidade dessas empresas de investir em inovação de produtos, oferecendo mais opções aos consumidores. A companhia disse que vai analisar cuidadosamente a decisão para definir os próximos passos.

De acordo com a JFTC, o Google exigia que determinados fabricantes pré-instalassem seu mecanismo de busca e navegador como padrão na tela inicial dos aparelhos.

A comissão também apontou que, para compartilhar parte da receita com anúncios de busca, a empresa impunha como condição o uso exclusivo de seus serviços por algumas fabricantes e por uma operadora de telefonia.

O regulador determinou ainda que o Google designe uma entidade independente para monitorar o cumprimento das medidas impostas. Esse agente externo deverá apresentar relatórios anuais à comissão pelos próximos cinco anos.

Fonte: Dow Jones Newswires

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Piloto disse à PF que ‘Rei do lixo’ tentou se desvincular de jatinho com R$ 1,5 mi em propinas

Polícia apreende computador com garoto de grupo que alicia adolescentes em desafios online

Outono

Outono em MS deve registrar menos chuvas e pode ter ondas de calor

Os jogos a crescer, qual o papel da psicologia do jogo?

Notícias mais lidas agora

Município mantém multa de R$ 12,2 milhões contra Consórcio Guaicurus por descumprir contrato

Após perder eleição, Reinaldo volta a processar adversário político que o chamou de corrupto

Pais de bebê de 10 meses morto são soltos e proibidos de verem os filhos

Pagamento do Bolsa Família em abril alcança mais de 200 mil famílias em Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Esportes

Seleção feminina sub-18 de MS inicia disputas para subir à divisão especial no voleibol

Equipe do estado participa do Brasileiro da 1ª Divisão, que reúne seleções de dez estados, em busca de três vagas para a Divisão Especial

Brasil

Polícia Federal convoca diretor-geral da Abin para prestar depoimento

PF investiga suposto caso de espionagem ilegal no governo Bolsonaro e ação hacker no governo Lula

Polícia

Polícia investiga caso de mulher que agrediu criança com tapas e socos em conveniência

O vídeo circulou nas redes sociais nesta terça-feira (15)

Política

Deputado pede exoneração de servidor do Detran-MS que desejou morte de Bolsonaro

Em post sobre cirurgia de Bolsonaro, servidor escreveu: “Morra, capitão”