O autor do atentado contra o papa João Paulo II, em 1981, pediu permissão as autoridades italianas para comparecer ao funeral do papa Francisco, que morreu segunda-feira, 21, aos 88 anos.
Mehmet Ali Agca, tem 67 anos e é turco. O pedido foi feito por meio de um vídeo, com duração de um pouco mais de três minutos e publicado no YouTube no mesmo dia da morte do papa.
Agca começou o vídeo lamentando a morte do pontífice e expressando condolências. Alegou ainda que o papa trabalhou muito pela paz mundial.
O homem é proibido de entrar na Itália e, por isso, pediu permissão para comparecer ao velório. Em 2014, a justiça italiana decidiu pela expulsão definitiva de Mehmet, após ele colocar flores túmulo de João Paulo II.
Relembre o caso:
No dia 13 de maio de 1981, Mehmet Ali Agca, na época com 23 anos, fez vários disparos contra o então papa João Paulo II. No momento acontecia um evento na praça São Pedro do Vaticano e o pontífice estava no papamóvel. O religioso foi ferido no abdômen com quatros balas, e sobreviveu.
Agca foi detido na hora. Depois de 19 anos de detenção na Itália, o homem foi extraditado em 2000 para o seu país, onde esteve preso por assassinar um jornalista, cometer assalto a mão armada e uma fuga da prisão, crimes que acontecerão em 19702. O homem foi liberto em 2010.
A motivação do atentado contra o João Paulo II nunca foi revelada. Investigações na época informaram que o homem pertencia a um grupo de extrema-direita turco, o Lobos Grises. Durante o processo, questões relacionadas a saúde mental também foram analisadas.
No dia 27 de dezembro de 1983, o papa João Paulo II ofereceu perdão a ele pessoalmente. O líder da igreja católica visitou o homem em sua cela na Itália e falou que o perdoava pela tentativa de assassinato.

*Informações UOL
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.