Ex-presidente do Uruguai diz que não continuará a tratar câncer que se espalhou: ‘Estou condenado’

Pepe Mujica afirmou que seu corpo não aguentará tratamento

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Pepe Mujica em novembro de 2024 (Foto: Eitan Abramovich/AFP)

O ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, de 89 anos, afirmou em entrevista ao jornal Búsqueda que não irá continuar o seu tratamento de câncer. Ele explicou que a doença descoberta no esôfago se espalhou para o fígado e que seu corpo não vai aguentar os procedimentos terapêuticos necessários.

“O câncer no esôfago está colonizando o fígado. Não tem nada que eu faça que consiga parar. Por quê? Porque sou um idoso e porque tenho duas doenças crônicas. Meu corpo não aguenta”, afirmou ao jornal uruguaio.

Ele disse que “quando chegar a hora de morrer, eu morro” e ainda pediu aos médicos que não o fizessem sofrer em vão.

Mujica pediu que fosse deixado em paz e que não dará mais entrevistas. “Eu estou morrendo. O guerreiro tem direito ao seu descanso”, pediu.

O uruguaio disse que não possui tanta proximidade com o presidente eleito do país, Yamandu Órsi, mas comemorou os resultados das eleições e afirmou que os companheiros “conseguiram fazer o que a geração dele não fez”.

Ele destacou que foi equivocado ao ter ignorado a democracia durante seu período como guerrilheiro, e a colocou como o formato de sociedade “melhor possível”.

“Não há nada como a democracia. Quando eu era jovem, não pensava assim. Eu me enganei. Mas hoje luto por isso. Não é a sociedade perfeita, mas é a melhor possível.”

O ex-presidente ainda se despediu com uma reflexão e mensagem sobre a vida. “A vida é uma linda aventura e um milagre. Estamos concentrados demais na riqueza e não na felicidade. Estamos focados somente em fazer coisas e, quando você percebe, a vida passou em vão”, disse na que deve ser sua última entrevista (com informações do UOL).

*Com supervisão de Guilherme Cavalcante

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados

Uma das imagens mais marcantes do conflito entre Ucrânia e Rússia