Os Estados Unidos enviaram equipes das forças aéreas e navais para o Mar do Caribe Meridional, para combater cartéis de drogas latino-americanos, segundo duas fontes informaram à Reuters, nesta quinta-feira (14).
A ação “visa lidar com ameaças à segurança nacional dos EUA vindas de organizações narcoterroristas especialmente designadas na região”, de acordo com uma das fontes. Apesar de não ter mais informações, já havia sido noticiado anteriormente que Donald Trump pretendia usar as Forças Armadas para combater cartéis da América Latina, designados como terroristas globais.
Desfazer essas organizações é um dos principais objetivos do governo estadunidense, que também faz parte do limite à imigração e da proteção à fronteira do país com o México.
Desde que o EUA classificaram o Cartel de Sinaloa, no México, e o grupo criminoso Tren de Aragua, da Venezuela, como organizações globais, em fevereiro, as Forças Armadas intensificaram a vigilância nessas áreas. Trump, inclusive, ofereceu enviar tropas ao vizinho mexicano para ajudar a combater o narcotráfico, porém, teve a oferta recusada.
*Com informações de agências de notícias.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***