Pular para o conteúdo
Mundo

EUA e Irã negociam trégua; Trump decide sobre ataques em 2 semanas

Chanceler iraniano teria afirmado que o Irã não retornaria às negociações a menos que Israel parasse com os ataques
Agência Estado -
Bandeiras dos EUA e do Irã. (Foto: Reprodução)

O enviado especial dos EUA para o , Steve Witkoff, e o chanceler do Irã, Abbas Araghchi, conversaram por telefone várias vezes, desde o início dos ataques de Israel, segundo a agência Reuters. A negociação direta, incomum entre os dois países, explicaria as declarações de Donald Trump nesta quinta-feira, 19. O presidente americano disse que decidirá se entra na guerra “nas próximas duas semanas”.

“Há uma chance de negociações em um futuro próximo”, afirmou a Casa Branca, em comunicado. Até então, Trump analisava a possibilidade de bombardear o Irã, sugerindo que os ataques seriam iminentes, ao mesmo tempo insistindo que não era tarde demais para um acordo. Ontem, ele pareceu optar pela diplomacia.

Karoline Leavitt, secretária de imprensa da Casa Branca, confirmou que Witkoff está em contato com autoridades iranianas, sem dar detalhes. O Irã abandonou as negociações com os EUA sobre seu programa nuclear depois que Israel iniciou seus ataques, na semana passada.

Segundo a Reuters, citando três diplomatas, que pediram para não serem identificados, o chanceler iraniano comunicou a Witkoff que o Irã não retornaria às negociações a menos que Israel parasse com os ataques.

Os telefonemas desta semana entre Witkoff e Araghchi foram as conversas diretas mais substanciais entre EUA e Irã desde que os dois países começaram as negociações em abril. Em duas ocasiões, em Omã e na , os dois haviam trocado apenas breves palavras quando se encontraram, sempre em negociações indiretas, mediadas por outros países.

Um diplomata do Golfo, próximo a Teerã, citado pela Reuters, disse que Araghchi informou aos EUA que Teerã poderia “flexibilizar a questão nuclear” se Washington pressionasse Israel a acabar com a guerra.

Trump quer que o Irã pare de enriquecer urânio em seu território, enquanto o líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, disse que o direito de enriquecimento é inegociável. Os iranianos têm um estoque de urânio enriquecido a 60%, muito além do necessário para uso civil e a um curto passo do nível usado em uma bomba.

Como muitas instalações nucleares iranianas estão encravadas em montanhas, como a usina de Fordow, a única forma de destruir as centrífugas seriam as bombas antibunker, dos EUA — além de não possuir esse tipo de armamento, Israel não tem aviões capazes de transportá-las.

Destruição

Ontem, no entanto, primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, disse que seu país tem capacidade para atingir todos os seus objetivos sozinho, incluindo a destruição das instalações nucleares do Irã. Mesmo assim, ele voltou a pedir que os EUA entrem na guerra.

O gabinete de Netanyahu demonstrou indignação com o regime iraniano, depois que um míssil atingiu ontem o Hospital Soroka, o principal do sul de Israel — mais de 70 pessoas ficaram feridas. O premiê israelense jurou vingança. “O Irã pagará um preço alto”, disse.

O ministro israelense da Defesa, Israel Katz, culpou o aiatolá Khamenei, a quem chamou de “Hitler moderno”. Katz afirmou que o aiatolá “não pode mais seguir existindo”. “Nossas foram instruídas e sabem que, para atingir todos os nossos objetivos, este homem [Khamenei] não deveria mais existir.”

Ao todo, segundo autoridades israelenses, os ataques de ontem do Irã deixaram 240 feridos. Os militares israelenses disseram ter atingido um reator inativo na usina de Arak, para evitar que o local seja reativado no futuro, e uma instalação de produção nuclear na região de Natanz. O Irã afirmou que não houve danos substanciais. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pescadores artesanais priorizam demarcações em 1º Plano Nacional

VÍDEO: Incêndio destrói casa com telhado de madeira no Centro de Rio Brilhante

No tapete vermelho, Fernanda Torres presta tributo a Giorgio Armani em Veneza

Justin Bieber lança “SWAG II” , seu novo álbum de estúdio , com 23 faixas

Notícias mais lidas agora

padre carlo acutis

Padre de Campo Grande se ajoelhou na cama de Carlo Acutis e divulgou milagreiro ao mundo

Relatório de monitoramento do TAG do Consórcio Guaicurus deve ser entregue até fim de setembro

bolsonaro

Confira como foram os primeiros dias de julgamento de Bolsonaro e o que esperar para a próxima semana

Falha em cabo entre cabines causou acidente no Elevador da Glória em Lisboa

Últimas Notícias

Esportes

MAC leva mais uma com placar de 1 a 0 após Taveirópolis perder pênalti no Jacques da Luz

Na liderança da série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense, time de Maracaju promete não dar margem de vantagem para os adversários

Polícia

Homem acusado por furto de gado é executado a tiros no Paraguai

Reginaldo possuía ficha criminal extensa e foi alvo de pistoleiros no início da noite deste sábado, em Pedro Juan Caballero

Le Blog Maria Antonia

Jonathan Bailey , estrela de “Bridgerton” revela pausa temporária para dedicar-se ao ativismo social

O ator britânico Jonathan Bailey, de 37 anos, estrela da série “Bridgerton” e de filmes de sucesso , anunciou que vai se afastar temporariamente da atuação para se dedicar integralmente à sua instituição de caridade, o Shameless Fund. Em entrevista à GQ britânica, publicada nesta semana, Bailey revelou que a decisão veio após três anos … Continued

Le Blog Maria Antonia

Jonas Brothers estrelam filme natalino no Disney+

Os Jonas Brothers estão de volta às telas em clima natalino! O Disney+ divulgou nesta sexta-feira (5) o teaser de “Um Natal Muito Jonas”, novo longa estrelado por Kevin, Joe e Nick. Na trama, os irmãos encantam o público com um show em Londres, mas precisam enfrentar uma verdadeira corrida contra o tempo para chegar … Continued