Pular para o conteúdo
Mundo

EUA definem plano para entrada na guerra e Irã prevê contra-ataque

O alvo principal dos EUA seria a instalação de enriquecimento de urânio em Fordow
Agência Estado -
Bandeiras dos EUA e do Irã. (Foto: Reprodução)

Iranianos e americanos dão sinais de estarem prontos para uma guerra aberta. Segundo revelou nesta quarta-feira (18) o Wall Street Journal, Donald Trump aprovou os planos de ataque, mas adiou a ordem para dar uma última chance à diplomacia. De acordo com o New York Times, o Irã preparou mísseis e aparato militar para atacar bases dos EUA no .

O alvo principal dos EUA, segundo o Wall Street Journal, citando assessores do presidente americano, seria a instalação de enriquecimento de urânio em Fordow. Israel não atacou o local, enterrado sob uma montanha, porque não tem bombas capazes de penetrar no terreno. Por isso, precisa do apoio dos americanos e de suas bombas antibunker.

Ontem, enquanto israelenses e iranianos seguiam a rotina de bombardeios, o conflito foi marcado pelas ameaças do aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, e pela indecisão de Trump, que não sabe se entra ou não na guerra. “O envolvimento dos EUA terá consequências irreparáveis”, disse o aiatolá.

Já Trump parecia confuso durante evento na Casa Branca. Ele afirmou que não havia tomado nenhuma decisão final sobre atacar ou não as instalações nucleares do Irã. “Tenho ideias sobre o que fazer”, disse. “Gosto de tomar a decisão final um segundo antes.”

Um pouco mais cedo, Trump demonstrou a mesma indecisão em conversa com jornalistas nos jardins da Casa Branca. “Talvez eu faça isso [ataque o Irã]. Talvez não faça. Quer dizer, ninguém sabe o que vou fazer.”

Alto risco

Os comentários enigmáticos estão sendo escrutinados atentamente em todo o mundo em busca de pistas sobre a guerra. A perspectiva de envolvimento direto dos EUA aumenta os temores de uma conflagração mais ampla no Oriente Médio e vem provocando divisões entre os aliados republicanos do presidente.

Os EUA têm cerca de 40 mil homens espalhados em bases no Oriente Médio, muitas extremamente vulneráveis a ataques do Irã. As primeiras a serem atacadas, segundo o New York Times, citando dois funcionários iranianos, seriam as bases americanas no Iraque.

Autoridades dos EUA admitem que o Irã não precisa de muita preparação para atacar as bases americanas na região. As iranianas têm mísseis que alcançariam facilmente alvos dos EUA em Bahrein, Catar e Emirados.

Por isso, os americanos vêm aumentando rapidamente sua presença no Oriente Médio. Mais de 30 aeronaves de reabastecimento foram enviadas para a — e poderiam ser usadas para auxiliar os caças que protegem as bases. Um terceiro destróier chegou ontem no leste do Mar Mediterrâneo e um terceiro porta-aviões está navegando em direção ao Mar Arábico.

Reforço

Embora o Pentágono tenha garantido que o reforço é defensivo, ele torna muito mais rápido um ataque americano, caso Trump decida se juntar aos israelenses. A movimentação, porém, também pode ser uma tática para pressionar o Irã a capitular ou fazer concessões.

Os dois lados continuaram o fogo cruzado ontem pelo sexto dia seguido. O ministro israelense da Defesa, Israel Katz, disse que a força aérea destruiu a sede da polícia de Teerã. O regime iraniano disparou ontem uma quantidade menor de mísseis, todos interceptados. O número de mortos no Irã passou de 450, de acordo com grupos que monitoram o conflito. Em Israel, 24 pessoas morreram em ataques iranianos.

A agência iraniana Tasnim acusou ontem Israel de um novo ataque hacker, que teria afetado suas transmissões por satélite. Nos últimos dias, o Irã impôs restrições ao acesso à internet após acusar Israel de “sequestrar” a rede para fins militares”. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Oscar de Games’: jovem de Campo Grande é indicado na maior premiação de eSports da América Latina

Casal é conduzido à delegacia em Dourados após agressões e polícia encontrar arma de fogo

Sábado será quente, sem chuva e com baixa umidade em Mato Grosso do Sul

Forças de segurança capturam ‘Comandante H’, líder de cartel mexicano, em cidade paraguaia

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira licenciamento ônibus

Maicon desmente unanimidade em relatório da CPI do Consórcio e prepara novo documento

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

1943 – Criado o território federal de Ponta Porã

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Ana Castela elogiou’, diz prefeito sobre desafio escolar denunciado por trabalho escravo em MS

Coletar quase 2 toneladas de papelão para ver Ana Castela custou caro para a família de aluna de 8 anos

Polícia

Em meio a cenário de pobreza e violência, polícia trabalha para mudar realidade no Lageado

Apesar das reclamações, Batalhão da PM que atende região apresenta estatísticas que trazem redução no número de ocorrências

Esportes

Onde assistir: sábado tem Brasileirão e clássicos europeus para movimentar a rodada

Jogos da Série A e duelos na Premier League e La Liga marcam o dia de futebol

Polícia

Jovem é esfaqueado por mulher ao tentar apartar briga de casal em Campo Grande

O crime aconteceu na manhã deste sábado (13), no bairro Santa Emília, e o homem de 22 anos foi socorrido para a Santa Casa de Campo Grande