Pular para o conteúdo
Mundo

Erro na fabricação de soro fisiológico mata 4 pessoas no Peru

Investigações sobre a distribuição do produto revelam que mais de 20 mil frascos foram vendidos a clínicas e farmácias
Evelyn Mendes -
Reprodução/ Defensoria Pública do peru

No , um erro na fabricação de soro fisiológico pela empresa Medifarma resultou em quatro mortes e 13 pessoas em estado crítico. O produto apresentou uma concentração de sódio muito acima dos níveis seguros para o organismo humano.

Os testes confirmaram que uma das vítimas tinha um nível de sódio no sangue de 200 mEq/l, o que ultrapassa o limite seguro de 165 mEq/L. Tais níveis podem provocar danos neurológicos severos e irreversíveis, levando à morte.

Entre os mortos estão um bebê de um ano e uma mulher de 46 anos, que receberam o soro contaminado em uma clínica particular na capital, Lima. Além, disso, uma jovem de 24 anos, em Cusco, também faleceu depois de um procedimento estético no qual foi utilizado o produto defeituoso.

A Medifarma admitiu a falha e pediu desculpas às famílias das vítimas. A empresa alegou deficiências nos seus protocolos de produção e controle de qualidade.

O Ministério da Saúde do Peru denunciou a empresa por crimes contra a saúde pública. Entretanto, as autoridades sanitárias também estão sob críticas pela demora na resposta ao problema. A primeira morte ocorre em fevereiro, mas o primeiro alerta sanitário só foi emitido quase um mês depois.

Inicialmente, estimava-se que o lote defeituoso continha 10 mil unidades, mas investigações subsequente revelaram que o número real era de 20 mil frascos. Muitos desses foram vendidos a clínicas e farmácias sem o devido rastreamento, o que dificultou o recolhimento do produto.

Até o momento, cerca de 4 mil unidades ainda não foram localizadas, o que acendeu alerta para novos riscos à população. A Direção-Geral de Medicamentos, Insumos e Drogas (Digemid), responsável pela fiscalização de produtos farmacêuticos Peru, foi alvo de críticas.

O episódio resultou em mudanças internas na instituição, com a demissão do então diretor, que foi substituído em meio a denúncias de conflitos de interesse na nova .

Para mitigar o impacto e evitar o desabastecimento, o governo peruano comprou 120 mil unidade de soro de outro fornecedor e aguarda doações internacionais para suprir a demanda. já enviou cerca de 250 mil doses para o país.

O ministro da Saúde, César Vásques, está sob pressão popular para renunciar, mas rejeitou essa possibilidade. Em uma declaração polêmica, ele afirmou que “todos os dias pacientes morrem nos hospitais”.

*Informações Revista Oeste

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corinthians enfrenta Cruzeiro em 1º jogo de final do Brasileirão Feminino

mudança climática

Arquitetos debatem soluções para diminuir mudanças climáticas

Semana marca julgamento de Bolsonaro, enquanto em MS decisões ampliam orçamentos e atrasam CPI

Após acidente deixar cachorrinha Lupi em estado grave, família luta para salvar a ‘melhor amiga’ de Jade

Notícias mais lidas agora

padre carlo acutis

Padre de Campo Grande se ajoelhou na cama de Carlo Acutis e divulgou milagreiro ao mundo

Relatório de monitoramento do TAG do Consórcio Guaicurus deve ser entregue até fim de setembro

bolsonaro

Confira como foram os primeiros dias de julgamento de Bolsonaro e o que esperar para a próxima semana

Atenção pais: Escola de Campo Grande suspende aulas para manutenções na rede elétrica

Últimas Notícias

Mundo

Falha em cabo entre cabines causou acidente no Elevador da Glória em Lisboa

Após atraso na divulgação, relatório de investigação foi publicado neste sábado (6)

MidiaMAIS

Festival que celebra 1º infância encerra programação com teatro e brincadeiras lúdicas neste domingo

Programação acontece no Centro Cultural José Octávio Guizzo, no Centro de Campo Grande

Cotidiano

UFMS abre vagas em curso de italiano para iniciantes

Podem se inscrever alunos, servidores e a comunidade externa, até o dia 14 de setembro

Trânsito

‘Pai de família’: amigos lamentam morte de motociclista em acidente que deixou filha ferida em MS

Velório de Édson ocorre neste sábado (6), em Jardim