Pular para o conteúdo
Mundo

Enchentes deixam mais de 100 mortos na Nigéria

Temporada de chuvas começou antes do previsto no centro-norte do país
Evelyn Mendes -
Foto: Radeno Haniel - Reprodução/ AFP

Ao menos 115 corpos foram encontrados desde que chuvas torrenciais inundaram a região central do país na madrugada de quinta-feira, 29. Números foram confirmados pelo serviço de emergência do país. Situação agrava o problema humanitário no país, que sofre com conflito interno.

A expectativa é de que o número de vítimas continue a subir. Equipes de resgate seguem em busca de moradores desaparecidos após as chuvas torrenciais que inundaram dezenas de residências na cidade de Mokwa e arredores, localizadas às margens do Rio Níger, no estado de Níger.

Cenário de destruição

Em vídeos e fotos que circulam nas redes sociais, é possível ver a água encobrindo bairros inteiros, com telhados pouco visíveis acima das correntes marrons. Com água até a cintura, os moradores tentam salvar o que podem e resgatar outras pessoas.

Mohammed Tanko, de 29 anos, funcionário público, apontou para uma casa onde cresceu e disse aos repórteres da AFP. “Perdemos pelo menos 15 pessoas desta casa. A propriedade se foi. Perdemos tudo”.

O pescador Danjuma Shaba, de 35 anos, disse que dormiu ao relento em um estacionamento. “Não tenho casa para dormir, minha casa já desabou”, afirmou ele.

Início das temporadas de chuva

As temporadas de chuva na geralmente duram seis meses, já começou este mês, o que não é comum.

As enchentes são agravadas pela infraestrutura precária, causam estragos todos os anos, matando centenas de pessoas e piorando a situação humanitária da Nigéria, que já enfrenta uma insurgência da organização terrorista islâmico .

Em 2024, enchente mataram mais de 1,2 mil pessoas e deixaram 1,2 milhão de pessoas desabrigadas em pelo menos 31 dos 36 estados da Nigéria. Em 2022, houve mais de 600 mortos.

Na Nigéria, as enchentes são agravadas por inadequada, construções em áreas de cursos d’água e o descarte de lixo em valas e canais.

*Informações AFP

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Contratada para divulgar agência em troca de viagens denuncia suposto golpe em MG

MPMS agepen crédito

TCE-MS aponta irregularidades e suspende licitação da Agepen para compra de refeições

Marcos Oliveira/Agência Senado

Senado oficializa afastamento de Marcos do Val por 115 dias

Morre aos 83 anos Celso Poli, dono do Zagaia Eco Resort

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

‘Nossa guerreira’: amigos lamentam morte de Dayane, vítima de feminicídio em Nova Alvorada do Sul

PREDADOR FOGO BIOPARQUE

Agressivo, predador ‘de fogo’ é o novo morador do Bioparque Pantanal

Três pessoas ficam feridas em acidente envolvendo moto elétrica no São Conrado

Últimas Notícias

Artigos de Opinião

Adeus a Celso Poli, um gigante do turismo

esta quinta-feira (4), aos 83 anos, nos deixou Celso Poli, visionário do turismo e proprietário do Zagaia Eco Resort, em Bonito (MS), e do Jurema Águas Quentes, em Iretama (PR).

Mundo

Xi Jinping e Kim Jong Un prometem cooperação aprimorada durante reunião em Pequim

Chinês destacou a "amizade tradicional" entre a China e a Coreia do Norte e prometeu consolidar e fortalecer as relações

Cotidiano

Governo autoriza nomeação de 1.316 candidatos aprovados no primeiro CPNU

Portarias do MGI autorizam nomeação de 855 auditores-fiscais do trabalho, 182 analistas em tecnologia da informação e 279 analistas de infraestrutura

Esportes

Confira escalação: Seleção se despede do Brasil em duelo contra o Chile no Maracanã

Ancelotti deve escalar Seleção com quatro atacantes de 'ofício': Gabriel Martinelli, Rafinha, Estevão e João Pedro