Em meio a crise, primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau renuncia ao cargo

Um número crescente de parlamentares liberais pediram publicamente desde dezembro que Trudeau renunciasse

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Reprodução/YouTube)

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira (6) que renunciará ao cargo e à liderança do Partido Liberal, de centro-esquerda. 

O governo enfrenta crise política há meses e as críticas envolvendo o mandato de Trudeau se aprofundaram no último mês de dezembro, quando a ministra das Finanças do Canadá e vice-premiê, Chrystia Freeland, pediu demissão após entrar em conflito com o primeiro-ministro em questões que incluíam a relação com tarifas dos EUA. 

“Pretendo renunciar como líder do partido e como primeiro-ministro depois que o partido selecionar um novo líder”, afirmou. Ele abre mão da liderança do partido após nove anos na função.

Trudeau disse que refletiu sobre o assunto durante os feriados de final de ano e contou à família na noite anterior. A decisão foi anunciada em Ottawa, capital do Canadá, durante coletiva de imprensa. Ele assumiu o cargo de primeiro-ministro em 2015. 

O premiê destacou a necessidade de uma nova sessão do Parlamento. “O fato é que, apesar dos melhores esforços para resolver isso, o Parlamento está paralisado há meses”, declarou. 

Questionado sobre o motivo pelo qual decidiu fazer o anúncio hoje, ele afirmou que “não é alguém que recua facilmente em uma briga”. Trudeau disse ainda que “sempre foi movido pelo seu amor pelo Canadá”. 

Um número crescente de parlamentares liberais pediram publicamente desde dezembro que Trudeau renunciasse, alarmados por pesquisas pessimistas em relação à atuação do político. 

Com minoria no Parlamento, Trudeau se viu frente a um descontentamento crescente em sua própria bancada. Sua popularidade foi abalada e ele foi acusado de ser o responsável pela inflação, crise de moradia e deterioração dos serviços públicos no país.

*Com informações do UOL.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados