O dólar volta a cair ante o real e os juros futuros acompanham em manhã de apetite por ativos de risco nos mercados globais. Os retornos dos Treasuries e a moeda americana frente a outras emergentes se desvalorizam, enquanto o minério de ferro avançou em meio a sinais de possível abertura de negociações de tarifas comerciais entre EUA e China.
O Ministério de Comércio da China informou hoje que Pequim deseja discutir a disputa tarifária com os EUA, mas não sob pressão. Trata-se de uma resposta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou ontem à noite que as tarifas de 145% impostas à China “não serão tão altas” quanto anunciado anteriormente.
O alívio reflete ainda a fala de Trump de que não tem intenção de demitir o presidente do Fed, Jerome Powell, após a forte defesa da independência do BC americano pelo mercado ontem.
O preço do petróleo passou a cair após o ministro de Energia do Cazaquistão, Erlan Akkenzhenov, declarar que o país priorizará seus interesses nacionais em relação às diretrizes da Opep+. Ele afirmou que o Cazaquistão não pretende reduzir sua produção e exportação de petróleo, contrariando as demandas da Arábia Saudita e outros membros do cartel.
Na China, o Ministério de Comércio sinalizou que Pequim deseja discutir a disputa tarifária com os EUA, mas que não o fará sob constantes ameaças do governo Trump.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, defendeu que o Brasil deve adotar o diálogo com Estados Unidos e China na disputa tarifária, reforçando relações com ambos. Ele destacou o compromisso do país com o multilateralismo e o livre-comércio.
Às 9h27, o dólar à vista tinha mínima a R$ 5,6799, com queda de 0,85%.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!