Pular para o conteúdo
Mundo

Departamento de Justiça dos EUA demite funcionários envolvidos em investigações contra Trump

As demissões entraram em vigor imediatamente
Agência Estado -
Donald Trump (Foto: Reprodução/X)

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos demitiu, nessa segunda-feira (27), dezenas de funcionários que trabalhavam na equipe de conselheiros especiais que investigou em dois casos criminais separados.

“O procurador-geral em exercício, James McHenry, tomou essa decisão porque não acreditava que essas autoridades fossem confiáveis para implementar fielmente a agenda do presidente, devido ao seu papel significativo nos processos contra ele”, indicou um funcionário do Departamento de Justiça, sem citar quantas pessoas foram demitidas.

As demissões entraram em vigor imediatamente e se concentraram em autoridades que desempenharam papéis importantes no processo contra Trump, disse a fonte.

A imprensa americana indicou que se trata de mais de uma dezena, e que várias delas são promotores de carreira do Departamento de Justiça. O promotor especial Jack Smith, que apresentou duas acusações federais contra Trump, renunciou no começo do mês.

Trump acusou seu antecessor Joe Biden de conduzir uma “caça às bruxas política” contra ele. Em seu discurso de posse, prometeu que acabaria com o que chamou de “uso violento, injusto e cruel do Departamento de Justiça” e do “governo como arma”.

Em uma carta enviada às autoridades, McHenry se referiu às alegações de Trump de que governos anteriores usaram a polícia como arma para prejudicar inimigos políticos.

“Em nenhum lugar esse esforço foi mais saliente do que nos processos sem precedentes que o Departamento de Justiça vigorosamente perseguiu contra o próprio Presidente Trump”, diz uma cópia da carta obtida pelo The Washington Post.

“Você desempenhou um papel significativo no processo contra o Presidente Trump. O funcionamento adequado do governo depende criticamente da confiança que os funcionários superiores depositam em seus subordinados.”

Smith acusou Trump de conspirar para alterar o resultado das e de má gestão de documentos classificados após deixar a . Nenhum dos casos foi a julgamento.

Trump enfrenta outras acusações na Geórgia por tentativa de alterar os resultados eleitorais naquele estado, mas o caso deve ficar parado enquanto ele estiver no poder.

O republicano foi condenado em maio passado, em Nova York, por falsificar registros comerciais para ocultar pagamentos a uma estrela pornô a fim de silenciá-la. (Com agências internacionais).

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em clássico do Brasileirão, Flamengo e Fluminense se enfrentam no Maracanã

MP afirma que esquema de corrupção de Claudinho Serra age ‘até os dias atuais’

santa casa hospitais

Idoso morre nove dias após colidir bicicleta elétrica em carro em São Gabriel do Oeste

Ressarcimento INSS: devolução começa dia 24 para quem aderir a acordo até segunda

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

‘Terapia’ pelo ChatGPT: por que buscar ajuda emocional com robô pode ser perigoso

Últimas Notícias

Brasil

Ex-presidente da CBF, José Maria Marin morre aos 93 anos

José Maria Marin, ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), morreu aos 93 anos em São Paulo, na madrugada deste domingo (20). Ele estava internando no hospital Sírio-Libanês e a causa da morte não foi divulgada. O velório está previsto para acontecer nesta tarde na capital paulista. A CBF emitiu nota lamentando o falecimento de … Continued

Emprego e Concurso

Ainda dá tempo: inscrições para o Enem dos Concursos encerram neste domingo

As inscrições seguem abertas até 23h59 (horário de Brasília)

Polícia

Motociclista perde controle de direção e fica em estado grave na Capital

Ondulação no asfalto causou o acidente, no Bairro Silvia Regina

MidiaMAIS

Escrita em MS há mais de 20 anos, carta é símbolo de amizade que começou na infância

Amigas de infância, Patrícia e Rosana encontraram carta escrita em 2003