Para escolher o novo Papa a partir de 7 de maio, 131 cardeais já estão em Roma neste sábado (3) – dos 133 que devem participar do Conclave para eleger o sucessor de Francisco. Destes, 127 estiveram presentes na nona Congregação Geral, realizada durante a manhã, na Sala Nova do Sínodo.
Conforme o Vatican News, os trabalhos na Santa Marta devem ser concluídos até 5 de maio para permitir o acesso às acomodações. Os cardeais que participarão do Conclave poderão, portanto, começar a entrar nos alojamentos a partir da noite de terça-feira (6), até a manhã de quarta-feira (7).
Na nona congregação deste sábado, os cardeais se manifestaram para refletir sobre questões que tocam a vida na Igreja Católica.
A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que os cardeais manifestaram a esperança de que o próximo Papa seja profético e que a Igreja não se feche no cenáculo, “mas saia e leve luz a um mundo que precisa desesperadamente de esperança”.
Conclave
Funcionários do Vaticano içaram, nesta sexta-feira (2) uma chaminé no telhado da Capela Sistina que será usada para queimar as cédulas do conclave que elegerá o sucessor do papa Francisco.
A reunião secreta começa em 7 de maio, e os cardeais vão usar a chaminé para comunicar ao mundo exterior se eles elegeram um novo líder para a Igreja Católica, que congrega 1,4 bilhão de pessoas.
A fumaça preta significará que não houve decisão. Já a fumaça branca anunciará que o 267º papa foi eleito.
Morte do Papa Francisco
Francisco, que morreu em 21 de abril, era papa desde 2013 e foi o primeiro pontífice das Américas. Espera-se que cerca de 133 cardeais, cerca de 80% deles nomeados por Francisco, votem em seu sucessor.
Os dois últimos conclaves, realizados em 2005 e 2013, foram encerrados no final do segundo dia de votação.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.