Pular para o conteúdo
Mundo

Conclave: 131 cardeais já estão em Roma para escolher novo Papa

Conclave para a escolha do novo Papa começa na quarta-feira
Fábio Oruê -
cardeais papa
Cardeais em oração (Reprodução, Vatican News)

Para escolher o novo a partir de 7 de maio, 131 cardeais já estão em Roma neste sábado (3) – dos 133 que devem participar do Conclave para eleger o sucessor de Francisco. Destes, 127 estiveram presentes na nona Congregação Geral, realizada durante a manhã, na Sala Nova do Sínodo.

Conforme o Vatican News, os trabalhos na Santa Marta devem ser concluídos até 5 de maio para permitir o acesso às acomodações. Os cardeais que participarão do Conclave poderão, portanto, começar a entrar nos alojamentos a partir da noite de terça-feira (6), até a manhã de quarta-feira (7).

Na nona congregação deste sábado, os cardeais se manifestaram para refletir sobre questões que tocam a vida na .

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que os cardeais manifestaram a esperança de que o próximo Papa seja profético e que a Igreja não se feche no cenáculo, “mas saia e leve luz a um mundo que precisa desesperadamente de esperança”.

Conclave

Funcionários do  içaram, nesta sexta-feira (2) uma chaminé no telhado da Capela Sistina que será usada para queimar as cédulas do conclave que elegerá o sucessor do papa Francisco.

A reunião secreta começa em 7 de maio, e os cardeais vão usar a chaminé para comunicar ao mundo exterior se eles elegeram um novo líder para a Igreja Católica, que congrega 1,4 bilhão de pessoas.

A fumaça preta significará que não houve decisão. Já a fumaça branca anunciará que o 267º papa foi eleito.

Morte do Papa Francisco

Francisco, que morreu em 21 de abril, era papa desde 2013 e foi o primeiro pontífice das Américas. Espera-se que cerca de 133 cardeais, cerca de 80% deles nomeados por Francisco, votem em seu sucessor.

Os dois últimos conclaves, realizados em 2005 e 2013, foram encerrados no final do segundo dia de votação.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias