Pular para o conteúdo
Mundo

Cessar-fogo entre Israel e Hamas entra em vigor, diz Exército

Milhares de pessoas que haviam se reunido no centro do território palestino começaram a caminhar para o norte após o anúncio
Agência Estado -
israel
Bandeira de Israel. (Divulgação, Pixabay)

O acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza entrou em vigor às 12h no horário local (5h no horário de MS) desta sexta-feira (10). As tropas do Exército israelense começaram a se reposicionar dentro de Gaza para as linhas acordadas no acordo de trégua após aprovação do cessar-fogo pelo gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu durante a madrugada.

Milhares de pessoas que haviam se reunido em Wadi Gaza, no centro do território palestino, pela manhã, começaram a caminhar para o norte após o anúncio do Exército. Antes disso, palestinos relataram intenso bombardeio em partes de Gaza.

A aprovação do plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo gabinete israelense marca um passo importante para o fim de uma guerra devastadora de dois anos que desestabilizou o . Um breve comunicado do gabinete de Netanyahu, na madrugada desta sexta-feira, informou que a coalizão aprovou o “esboço” de um acordo para libertar os reféns, sem mencionar outros aspectos do plano que são mais controversos.

Um oficial de segurança israelense que conversou com a Associated Press (AP) apontou que o Exército de Israel deve controlar cerca de 50% da Faixa de Gaza, segundo as linhas acordadas no cessar-fogo.

Detalhes do acordo

O líder do gabinete político do Hamas, Khalil al-Hayya, disse que Israel irá liberar cerca de 2 mil prisioneiros palestinos e irá permitir a travessia de entre Gaza e Egito para que um grande fluxo de ajuda humanitária possa entrar na Faixa de Gaza. O membro do grupo terrorista afirmou que todas as mulheres e crianças detidas em prisões israelenses também serão libertadas. Ele não ofereceu detalhes sobre a extensão da retirada israelense de Gaza.

Al-Hayya apontou que o governo Trump e os mediadores do Egito, Catar e Turquia deram garantias de que a guerra na Faixa de Gaza acabou. “Declaramos hoje que chegamos a um acordo para acabar com a guerra e a agressão contra nosso povo”, disse Al-Hayya em um discurso televisionado na noite de quinta-feira.

Para ajudar a apoiar e monitorar o acordo de cessar-fogo, oficiais dos EUA disseram que enviariam cerca de 200 tropas para Israel como parte de uma equipe internacional mais ampla. Os funcionários falaram sob condição de anonimato para discutir detalhes não autorizados para liberação.

Próximas fases

Israel deve receber de volta todos os reféns que seguem na Faixa de Gaza. Segundo o Exército, dos 48 sequestrados, 20 são considerados vivos. Esse era o ponto mais urgente do plano para os israelenses e americanos.

Este acordo inicial entre o Hamas e Israel aborda apenas alguns dos 20 pontos de um plano proposto por Trump no mês passado, e algumas das questões mais difíceis parecem ter sido deixadas para uma fase futura das negociações. Entre elas, quem governaria a Faixa de Gaza do pós-guerra e se, em que medida e como o Hamas deporia suas armas.

Trump reiterou em uma reunião na quinta-feira que o desarmamento fará parte da segunda fase do acordo sobre Gaza. “Não vou falar sobre isso porque vocês mais ou menos sabem o que é a fase dois. Mas… haverá desarmamento”, disse Trump a repórteres. O presidente acrescentou que também haverá retiradas das forças israelenses.

Israelenses e palestinos comemoraram o anúncio do cessar-fogo na noite de quarta-feira, 8. Mesmo com muitos detalhes ainda a serem acordados, muitos expressaram alívio com o progresso.

Na chamada Praça dos Sequestrados, em Tel-Aviv, israelenses cantaram, dançaram e ergueram bandeiras israelenses e americanas Einav Zangauker, mãe do refém israelense Matan Zangauker, disse a jornalistas que quer dizer ao filho que o ama. “Se eu tenho um sonho, é ver Matan dormir em sua própria cama”, disse ela. (Com informações da Associated Press)

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ladrões armados rendem mulher em Ponta Porã, levam carro e abandonam moto usada

MP pede indenização milionária contra marca de Virginia por ‘práticas abusivas’

pantanal

Peão é ferido a tiros por grupo de cavaleiros em fazenda no Pantanal

Curso gratuito ensina líderes comunitários a ampliar acesso a editais, emendas e convênios

Notícias mais lidas agora

Ex-servidora da Agesul joga culpa em engenheiro por licitação direcionada a Patrola

Perícia analisa digitais deixadas por ‘barbudo’ em explosivo no Terminal Morenão: o que se sabe

Final da Supercopa em Campo Grande terá reencontro de Mayhara contra seu ex-clube

Nobel da Paz vai para María Corina Machado, líder da oposição da Venezuela

Últimas Notícias

Brasil

PM que matou homem que furtou sabão em SP é condenado a 2 anos em regime semiaberto

Vinícius de Lima Britto foi condenado por homicídio culposo

Emprego e Concurso

Concurso com salários de até R$ 10 mil para MSGás encerra inscrições nesta sexta-feira

Ao todo, são três vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva

MidiaMAIS

Agenda: Bienal do Pantanal, Vem Garimpar e Feira da Lua agitam Campo Grande neste fim de semana

Confira os eventos deste fim de semana, em Campo Grande

Mundo

Congresso peruano destitui a presidente Dina Boluarte em meio a onda de criminalidade

Presidência deve ser assumida por José Jerí, presidente do Congresso