O governo dos Estados Unidos adiou a aplicação do tarifaço para a próxima quinta-feira (7), mesmo após o presidente Donald Trump reforçar que o prazo final, marcado para esta sexta (1º), estava confirmado e era inadiável.
Em decreto assinado nessa quinta-feira (31), o republicano impôs tarifas recíprocas que variam entre 10% a 41% a vários países, incluindo o Brasil. A ordem afirma que as taxas passam a valer sete dias após a publicação, ou seja, no próximo dia 7.
Na lista, o Brasil aparece com uma tarifa recíproca de 10%. Trump já havia confirmado, na última quarta-feira (30), a adição de mais 40% a essa taxa base contra os produtos importados brasileiros, totalizando, portanto, 50 pontos percentuais.
Segundo informações, o objetivo do adiamento das tarifas é dar tempo às alfândegas dos Estados Unidos para se preparar. A meta de Trump é “abordar ainda mais o déficit comercial anual crescente de bens dos Estados Unidos” e “proteger o país das ameaças estrangeiras à segurança nacional e à economia”, segundo nota da Casa Branca.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***