Pular para o conteúdo
Mundo

Apagão: brasileiro que mora em Madri relata fila em mercados

Os supermercados estavam fechados
Agência Estado -

O publicitário brasileiro Thiago Megale, que mora em Madri há três anos, estava trabalhando em uma biblioteca perto de casa quando ocorreu o apagão. Ele achou que fosse uma pane temporária e que logo a energia seria restabelecida.

A Espanha declarou estado de emergência nesta segunda-feira (28) depois que um apagão de atingiu a maior parte da Península Ibérica. Portugal também ficou sem eletricidade.

Já na rua, Megale escutou que as pessoas também estavam sem conexão no celular e notou que, nas frutarias e padarias, havia longas filas. Os supermercados estavam fechados.

“Os estabelecimentos abertos vendiam em dinheiro, em espécie. Eu fui comprar banana e pão e não tinha mais. Três coisas viraram relíquia: banana, pão e vela. Nas filas, as pessoas começavam a dizer que era ataque cibernético ou que iam ficar 72 horas sem energia. Para mim, foi um dia sem conexão. Não sofri porque coincidentemente não precisei me locomover, não estava em trânsito. Apenas um dia sem conexão, sobretudo com clientes e equipe do trabalho, mas na rua estava um caos”, disse Thiago, que tem uma agência de comunicação com clientes no Brasil e na Espanha.

Ele conta que o sinal 5G voltou por volta das 21h de Madri (16h em ) de forma instável, mas que pôde se inteirar do que ocorreu ao longo do dia. A eletricidade só retornou às 22h (17h em Brasília).

O empresário Edson Galdino, de Aracaju, que viajou a passeio com a mulher, nesta segunda-feira, para Madri só chegou ao destino por volta das 23h (18h em Brasília). Quando eles chegaram no Aeroporto de Orly, em , ficaram sabendo do apagão em Portugal e Espanha.

“No aeroporto em Paris, estava tudo mantido como planejado com os voos saindo para Madri. Quando estávamos todos embarcados na aeronave, o piloto avisou que o voo ia atrasar uma hora por problemas no desembarque no Aeroporto de Barajas, em Madri. Chegando em Madri, percebemos o caos porque algumas partes do aeroporto estavam funcionando e outras sem energia. O metrô está sem funcionar. Viemos de ônibus para o . As ruas estavam escuras”, disse Galdino.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Isabella Arantes: nova namorada de Gabriel Medina é ex-noiva de Zé Felipe

Precisa de médico? Confira a escala médica em unidades de Campo Grande

santa casa hospitais

Adolescente que teve o corpo incendiado em Dourados é transferida para Campo Grande

Conselho tutelar acompanhava família de Emanuelly desde 2020 com alerta de maus-tratos

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

[ BASTIDORES ] Agosto Lilás termina com ato simbólico e prenúncio de debandada

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Cacheia Campo Grande, Clube de leitura e Cine Clubinho são opções de lazer no fim de semana

Confira os eventos gratuitos em Campo Grande, neste fim de semana

Le Blog Maria Antonia

O anel milionário de Taylor Swift : até US$ 5 milhões em diamantes

O noivado de Taylor Swift e Travis Kelce segue repercutindo mundo afora , e agora os holofotes se voltam para o deslumbrante anel de noivado. De acordo com a revista People, a joia exclusiva foi desenhada pelo próprio jogador de futebol americano em parceria com a designer Kindred Lubeck, no ateliê da Artifex Fine Jewelry, … Continued

Le Blog Maria Antonia

Com infecção sinusal, George Clooney cancela compromissos no Festival de Veneza

George Clooney precisou se ausentar da coletiva de imprensa do filme “Jay Kelly”, que está na disputa pelo Leão de Ouro no Festival de Veneza, na manhã desta quinta-feira (28). O ator, que está na Itália para o evento, foi diagnosticado com sinusite e está sob cuidados médicos. De acordo com informações divulgadas pela Variety, … Continued

Emprego e Concurso

De veterinário a frentista, Funsat tem 1,8 mil vagas de emprego nesta sexta-feira

As oportunidades são distribuídas em 148 profissões diferentes, sendo que a maioria não exige experiência para ingressar