O exército de Israel bombardeou, nesta terça-feira (7), partes da Faixa de Gaza, no dia em que marca o ‘aniversário’ de dois anos da guerra, no primeiro ataque do Hamas. Israel continuou sua ofensiva com tanques, barcos e jatos, mas ainda não se sabe se houve feridos na investida mais recente.
As negociações para o fim do conflito, enquanto isso, seguem em andamento no Egito, com um plano de cessar-fogo apresentado por Donald Trump. O presidente dos Estados Unidos disse, inclusive, que o Hamas aceita pontos-chave do tratado de paz, e as conversas são vistas como as mais promissoras até o momento.
A guerra, que já dura dois anos, matou cerca de 67 mil palestinos, dos quais quase um terço eram menores de 18 anos, conforme autoridades de saúde locais. Além disso, o confronto devastou a cidade de Gaza, e foi considerado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como um genocídio, o que Israel chamou de conclusão tendenciosa e “escandalosa”.
Apesar da expectativa pelo fim do conflito, o Catar – que foi mediador em tentativas anteriores por um cessar-fogo – afirma que muitos detalhes seguem pendentes. “O plano consiste em 20 pontos, e todos esses pontos exigem interpretações práticas no terreno”, explicou Majed al-Ansari, Ministro das Relações Exteriores do Catar. Ele também disse que a entrega dos reféns apreendidos pelo Hamas em 2023 poderia significar o fim definitivo da guerra.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!