O Afeganistão enfrenta um “apagão” de internet nesta terça-feira (30), após o Talibã ter cortado o acesso como parte de repressão a “atividades imorais”. O órgão de vigilância da internet informou que diversas redes no país foram desconectadas e que serviços telefônicos também foram afetados.
Afegãos afirmaram à CNN que não conseguiram contatar seus familiares que moram no país. Além disso, diversos voos de chegada a Cabul, capital do Afeganistão, foram cancelados.
“Desde ontem, não há comunicação com ninguém”, relatou Mohammad Hadi, afegão de 30 anos que mora em Déli, capital da Índia, desde 2019. “Não há como conversar, para ter certeza de que eles estão seguros ou não.”
No início de setembro, autoridades do Talibã alertaram que cortariam o acesso à internet no país para “evitar atividades imorais”. Haji Zaid, governador da província de Balkh, disse que “um sistema alternativo será estabelecido no país para necessidades essenciais”. No entanto, ele não esclareceu o que significava “atividades imorais”.
Ativistas afirmaram que o corte da internet pode ter consequências devastadoras para o Afeganistão, que enfrenta uma grande crise humanitária. Desde que o talibã proibiu meninas de frequentar a escola além do sexto ano, muitas usavam as aulas online do exterior para se educar. Agora, com a proibição, as oportunidades estão ameaçadas.
Segundo um relatório da UNAMA (Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão), publicado em julho do ano passado, o Talibã restringiu os direitos humanos, visando mulheres e meninas, o que criou um “clima de medo e intimidação”.
*Com informações da CNN
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!