Um menino de 13 anos foi detido pela delegacia do condado de Volusia, na Flórida. O adolescente foi detido no final de setembro, após pesquisar no ChatGPT: Como matar meu amigo no meio da aula?”. Após perguntar para IA, um alerta do Gaggle, sistema usado para monitorar atividades digitais de estudantes, emitiu um alerta a segurança da escola.
De acordo com o policial responsável pela segurança da escola Southwestern Middle School, após receber o alerta, acionou a polícia e coordenação da escola.
Durante um interrogatório, o adolescente alegou que estava “apenas brincando” e que a pergunta era apenas para “tolar” um colega de classe que estava o perturbando.
De acordo com informações de Boletim de Ocorrência, emitido pelo G1, o adolescente afirmou que não chegou a mostrar a mensagem a ninguém.
Policiais perguntaram ao estudante se ele tinha acesso a armas, ele negou. Após o interrogatório, o menino foi levado ao órgão responsável pela custódia de menores, e deve permanecer no local por tempo determinado por um juiz, que geralmente são 21 dias.
Sistema de alerta – Gaggle
O sistema de monitoramento de atividades digitais feitas por estudante, funciona como um escaneamento em contas escolares que buscam por conteúdos nocivos. Isto é, a partir do momento que é pesquisado por conteúdos que vão oferecer risco a comunidade, o sistema emite um alerta a administradores e autoridades policiais.
Sinais de automutilação, depressão, pensamentos suicidas, uso de drogas, cyberbullying ou ameaças de violência são temas rastreados pelo Gaggle.
De acordo com relatório de autoridades de segurança da Flórida, esse sistema contribuiu para evitar comportamentos violentos e atentados contra a própria vida.
*Com informações Agência de notícia
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!