23 pessoas morrem na Turquia por consumo de bebida alcoólica adulterada

Outras 30 pessoas estavam sob cuidados intensivos após ingerir a bebida

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
bebida alcoólica
Foto: Freepik

Vinte e três pessoas morreram em Istambul, na Turquia, após terem consumido bebidas alcoólicas adulteradas, segundo informou as autoridades da cidade nessa quarta-feira (15).

O recorte é em relação às últimas 48 horas anteriores ao comunicado, que atualizou o balanço anterior que registrava 19 vítimas. Além dos mortos, outras 30 pessoas que ingeriram os líquidos adulterados estavam sob cuidados intensivos.

A intoxicação pela ingestão de álcool com adição de metanol – composto industrial diferente do etanol e tóxico – é comum no país turco, devido à grande produção clandestina de bebidas alcoólicas após o aumento dos impostos. Em 2024, foram registradas 48 fatalidades pelo consumo desse álcool em Istambul.

As autoridades da cidade revogaram a licença de cerca de 63 empresas que comercializavam álcool contrabandeado. Os proprietários dos comércios se defendem e afirmam que o governo é o responsável, por causa do aumento das taxas.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, é um crítico frequente do consumo de álcool e tabaco (com informações do UOL).

*Texto com supervisão de Guilherme Cavalcante

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados