Vulcão indonésio lança cinzas a 10 km de altura; milhares de pessoas são retiradas

Primeira erupção no último domingo (3) matou nove pessoas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Danos causados por erupção de vulcão na Indonésia (Antara Foto/Aditya Pradana Putra/ via REUTERS)

O Monte Lewotobi Laki-laki, na Indonésia, entrou em erupção várias vezes nesta sexta-feira (8), expelindo cinzas vulcânicas que atingiram até 10 km de altura, de acordo com informações apuradas pela CNN Brasil. A atividade vulcânica ocorre após uma grande erupção no último domingo (3), que resultou na morte de nove pessoas.

A erupção aconteceu na ilha de Flores, localizada na província de Sonda Oriental, e já danificou mais de 2.000 casas, forçando a retirada de milhares de moradores.

Segundo Abdul Muhari, porta-voz da agência de mitigação de desastres da Indonésia, as erupções têm sido “bastante significativas”, especialmente em razão das chuvas de cinzas e quedas de areia que afetaram áreas vizinhas.

Hadi Wijaya, chefe da agência de vulcanologia indonésia, informou que uma erupção nesta sexta-feira (8) produziu uma coluna de cinzas que se elevou entre 8 e 10 km. Ele acrescentou que gases quentes e matéria vulcânica se espalharam em várias direções, ampliando o impacto.

Ainda segundo informações apuradas pela CNN Brasil, Abdul destacou que a coluna de cinzas desta sexta-feira foi a mais alta desde o início das erupções no último domingo.

Heronimus Lamawuran, funcionário do governo local, informou que cerca de 6.000 das 16.000 pessoas que vivem nas áreas próximas ao vulcão foram evacuadas para vilarejos mais distantes.

A Indonésia está situada no “Anel de Fogo” do Pacífico, uma região de intensa atividade sísmica por estar sobre várias placas tectônicas.

*Com CNN

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados