Pular para o conteúdo
Mundo

VÍDEO: jovem é resgatada após 10 anos em cativeiro em Gaza

Operação de resgate foi liderada pelos Estados Unidos, com apoio de autoridades do Iraque; libertação da jovem também envolveu Israel e Jordânia
Da Redação -
(Reprodução/Youtube (@standwithus)

Uma jovem de 21 anos que ficou uma década em cativeiro em Gaza foi libertada esta semana. A iraquiana Fawzia Amin Sido foi sequestrada por militantes do grupo Estado Islâmico quando tinha apenas 11 anos.

Fawzia Amin Sido é de origem yazidi, uma minoria religiosa e étnica que vive no há mais de 6.000 anos. Em 2014, milhares de mulheres e crianças yazidis foram escravizadas pelo grupo radical no Iraque e na Síria.

A operação de resgate foi liderada pelos Estados Unidos, com apoio de autoridades do Iraque. Libertação da jovem também envolveu Israel e Jordânia.

Ela foi libertada após mais de quatro meses de esforços. Tentativas anteriores falharam devido à difícil situação de segurança resultante da ofensiva militar de Israel em Gaza, disse Silwan Sinjaree, chefe de gabinete do ministro das Relações Exteriores do Iraque, à Reuters.

As autoridades não forneceram detalhes sobre como Fawzia foi libertada. O diretor do departamento de diplomacia digital do Ministério das Relações Exteriores de Israel, David Saranga, postou no X que “Fawzia, uma menina yazidi sequestrada pelo ISIS no Iraque e trazida para Gaza com apenas 11 anos de idade, foi finalmente resgatada pelas forças de segurança israelenses.”

A jovem foi sequestrada de sua casa no Iraque aos 11 anos e traficada para Gaza. De acordo com David Saranga, o responsável pelo sequestro foi morto recentemente, permitindo que ela escapasse e buscasse repatriação.

Fawzia Amin Sido estava em boas condições físicas. Apesar disso, ela apresentava sinais de trauma pelo tempo que passou no cativeiro e pela situação humanitária em Gaza. A jovem já se encontra com a família, no norte do Iraque.

Mulheres yazidis foram vendidas como escravas sexuais

Mais de 6.000 yazidis foram capturados por militantes do Estado Islâmico na região de Sinjar, no Iraque, em 2014. Muitas mulheres foram vendidas como escravas sexuais. Os homens foram treinados como crianças-soldados e levados através das fronteiras, incluindo para a Turquia e a Síria. Ao longo dos anos, mais de 3.500 pessoas foram resgatadas ou libertadas, segundo as autoridades iraquianas, e cerca de 2.600 ainda estão desaparecidas. Por causa do tempo, especialistas acreditam que muitos estão mortos, mas ativistas yazidis dizem acreditar que centenas ainda estão vivos.

No mundo inteiro, os yazidis somam um milhão e meio. Um terço desta comunidade se encontra no Iraque. Outras comunidades estão estabelecidas na Turquia, na Geórgia e na Armênia, sem contar a diáspora no Ocidente, segundo o site do Vaticano. A Constituição iraquiana de 2005 reconheceu o desta comunidade de praticar seu culto e reservou a ela assentos na Nacional e no Parlamento autônomo curdo.

Grupo foi rotulado como “infiel” pelo autodenominado Estado Islâmico. Vivendo em cantos remotos das montanhas do Curdistão, os yazidis, comunidade de língua curda, seguem uma religião, cujas origens remontam ao mazdeísmo, nascido no Irã há quase 4.000 anos, e ao culto de Mitra. Com o tempo, incorporaram elementos do Islã e do Cristianismo.

(Com informações do UOL)

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
PREFEITURA ATESTADOS

Prefeito de MS declara guerra a atestados médicos e propõe criação de junta médica

Preso em Campo Grande, Marcinho VP faz aniversário e CV comemora com tiros de fuzil

Campo Grande está entre capitais em alerta para aumento de casos de síndromes respiratórias

VÍDEO: Carreta pega fogo durante transporte de colheitadeiras na BR-163

Notícias mais lidas agora

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Detran-MS reajusta contratos e pagará R$ 44,6 milhões à empresa investigada pela PF

VÍDEO: Advogado flagra alimentos estragados na Marinha em MS, mas instituição alega descarte

Prefeitura de Caarapó firma convênio com Hospital São Mateus por R$ 6,81 milhões

Últimas Notícias

Sem Categoria

Dias após sequestro a caminho da escola, adolescente é esfaqueada em Campo Grande

Mãe da adolescente relatou que estava em frente de casa com a filha e outras pessoas, quando ocorreu o esfaqueamento

Esportes

Itaporã recebe etapa do Circuito Estadual de Judô neste final de semana

Evento será realizado nos dias 4 e 5 de abril de 2025, no Ginásio Municipal de Esportes

Brasil

SP: Mortes de crianças e adolescentes em ações policiais aumentou em 120%, mostra estudo

Relatório aponta que aumento pode estar relacionado com a flexibilização de câmeras corporais nas fardas dos policiais

Brasil

Município do Pará tem tremor de terra de magnitude 4,3

Este é o segundo tremor que acontece na cidade e o maior desde 1900