Pular para o conteúdo
Mundo

Usina nuclear de Fukushima, no Japão, tem vazamento de água

O funcionamento da máquina foi interrompido para trabalhos de manutenção
Agência Estado -
(Foto: Divulgação)

Água altamente radioativa vazou de uma máquina de tratamento na usina nuclear de Fukushima Daiichi, no , nesta quinta-feira, 8. Segundo autoridades locais, não há feridos, e o monitoramento de radiação não mostra contaminação no ambiente externo.

Um trabalhador da usina detectou o vazamento na manhã de quarta-feira, 7, durante verificações de válvulas em uma máquina de tratamento projetada principalmente para remover césio e estrôncio da água contaminada, disse a Tokyo Electric Power Company Holdings (Tepco). O funcionamento da máquina foi interrompido para trabalhos de manutenção.

Estima-se que água suficiente para encher duas piscinas comuns de quintal vazou por uma saída de ar, deixando uma poça de água em uma placa de ferro do lado de fora e infiltrando-se no solo ao redor, disse a Tepco, mas nenhuma água radioativa escapou da usina.

A poça de água foi limpa e o solo contaminado está sendo removido, disse o porta-voz da Tepco, Kenichi Takahara. Não se sabe quando a máquina começou a vazar, mas a Tepco disse que nenhum problema foi detectado em uma inspeção na terça-feira.

Válvulas abertas

O vazamento pode ter sido causado por válvulas deixadas abertas enquanto os trabalhadores lavavam a máquina com água filtrada – um processo destinado a reduzir os níveis de radiação antes dos trabalhos de manutenção, disse Takahara.

A Tepco disse que 10 das 16 válvulas de ar que deveriam estar fechadas foram deixadas abertas durante a lavagem e o vazamento parou quando as válvulas foram fechadas. Os níveis de radiação ao redor da usina e dentro das calhas na instalação não aumentaram.

A máquina de filtragem faz parte do controverso projeto de descarga de águas residuais da Tepco, que começou em agosto. A usina de Fukushima sofreu fusões nucleares triplas após o terremoto e de 2011. As descargas, que devem continuar por décadas, foram fortemente contestadas por grupos de e países vizinhos, incluindo a China, que imediatamente proibiu as importações de frutos do mar japoneses.

Críticas da China

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse em uma entrevista coletiva nesta quinta disse que o incidente mais recente destacou problemas de gestão na Tepco e questionou sua capacidade de realizar com segurança a descarga de água tratada ao longo das décadas.

Wang instou o Japão a responder às preocupações da comunidade internacional e lidar com a descarga de forma responsável enquanto coopera com um sistema independente e de monitoramento de longo prazo envolvendo países vizinhos e outras partes interessadas.

O vazamento mais recente ocorre apenas alguns meses após outro vazamento acidental em uma instalação de tratamento separada. Naquele acidente, quatro trabalhadores foram borrifados com resíduos líquidos radioativos enquanto limpavam uma tubulação. Embora dois deles tenham sido brevemente hospitalizados devido a contaminação da pele, nenhum mostrou sintomas de envenenamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime