Pular para o conteúdo
Mundo

Primeiro-ministro de Israel, Netanyahu aprova ataque a cidade de Rafah no Ramadã

Em comunicado, o grupo disse ter enviado uma "visão ampla" para o cessar-fogo, mas não deu detalhes
Agência Estado -
(Foto: Reprodução/ redes sociais)

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, rejeitou nesta sexta-feira, 15, uma proposta do Hamas e aprovou um plano de ataque contra a cidade de Rafah, onde cerca de 1 milhão de palestinos da Faixa de Gaza estão abrigados. Segundo o governo israelense, a proposta de trégua não era realista e continha “exigências ridículas” com relação aos reféns.

A proposta do Hamas foi apresentada na quinta-feira. Em comunicado, o grupo disse ter enviado uma “visão ampla” para o cessar-fogo, mas não deu detalhes.

Diante do impasse, Netanyahu disse ter aprovado um plano de operação militar em Rafah, mas não deu uma data para a invasão ocorrer. O Exército de Israel estaria em preparação para “a retirada da população”, segundo o governo. Na quinta-feira, os israelenses haviam informado que parte da população seria removida para “ilhas humanitárias” no centro da Faixa de Gaza.

O ataque a Rafah, especulado desde fevereiro, aumentou a preocupação internacional com as ações de Israel. Netanyahu chegou a dizer, no mês passado, que a ofensiva poderia acontecer durante o Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos, que começou no dia 11, apesar da pressão para não agir.

A Casa Branca disse ontem não ter visto o plano, mas gostaria de conhecê-lo. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, disse que os EUA não apoiariam nenhum plano sem uma proposta plausível para dar refúgio à população.

Ajuda humanitária

Segundo os militares israelenses, na cidade estão as últimas bases do Hamas em Gaza. Eles afirmam que Rafah possui cerca de 22 batalhões do grupo voltados para funções de contrabando na fronteira, e 18 foram destruídos.

Organizações de direitos humanos e países que se opõem ao plano de Israel afirmam que qualquer ataque à cidade vai causar a morte de civis e aprofundar a crise humanitária vivida pelos palestinos, em uma guerra que já deixou mais de 30 mil mortos em 5 meses.

Observadores ouvidos pelo jornal britânico The Guardian afirmam que o anúncio do ataque a Rafah pode ter sido destinado a pressionar o Hamas nas negociações. O grupo insiste que Israel retire seus militares de Gaza por completo e estabeleça um cessar-fogo permanente, antes de uma troca de prisioneiros. Israel rejeita as condições.

O enclave recebeu ontem o primeiro navio com ajuda humanitária enviado por meio de um corredor marítimo, saindo de Chipre. O navio foi inspecionado pelas autoridades israelenses antes de zarpar e foi o primeiro autorizado a entregar ajuda ao território desde 2005.

A embarcação, operada pela ONG espanhola Open Arms, deixou o Chipre na terça-feira rebocando uma barcaça carregada com 200 toneladas de alimentos. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ambulantes, banheiros químicos e rua fechada: confira discussão sobre bares do Centro

Três municípios de MS estão entre os mais quentes do Brasil, aponta Inmet

Modalidade em expansão, pickleball terá etapa neste final de semana em Campo Grande

rueda união brasil

União Brasil dá 24h para filiados deixarem cargos no Governo Lula

Notícias mais lidas agora

Coleta de assinaturas pela intervenção no contrato do Consórcio Guaicurus começa na segunda

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

TJMS confirma multa de R$ 9,5 milhões à empresa do Sigo por cobrar serviço não realizado

Carreta carregada com adubo tomba e vegetação às margens da MS-040 pega fogo

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Bella Hadid é hospitalizada após complicações da doença de Lyme

Bella Hadid compartilhou com os fãs um momento delicado de sua saúde. A modelo publicou nas redes sociais imagens em que aparece deitada em uma cama de hospital, recebendo soro intravenoso. Diagnosticada em 2012 com a doença de Lyme — condição crônica transmitida pela picada de carrapatos infectados que pode causar dores intensas, fadiga e … Continued

Mundo

Arábia Saudita e Paquistão firmam pacto de defesa e sauditas viram ‘potência nuclear’

Sauditas têm laços econômicos, religiosos e de segurança estreitos com o Paquistão

Cotidiano

Ajude Flora: atleta de ginástica artística abre vaquinha para participar de torneio nacional

Doações a partir de R$10 reais podem ser realizadas pela plataforma Donativa

Transparência

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Acusado de fraudar licitação conseguiu se livrar de processo ao mostrar falhas nas acusações do MPMS