Pular para o conteúdo
Mundo

Nicolás Maduro vence eleição, diz órgão eleitoral; oposição denuncia fraude

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, venceu as eleições presidenciais do domingo (28). Com 80% das urnas apuradas, ele obteve mais de 5,15 milhões (51,20%), segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), controlado pelo chavismo. O candidato opositor, Edmundo González Urrutia, tinha 4,4 milhões de votos (44,2%). Encerrada a votação, a Venezuela prendeu a respiração à espera do resultado … Continued
Agência Estado -
(Reprodução)

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, venceu as eleições presidenciais do domingo (28). Com 80% das urnas apuradas, ele obteve mais de 5,15 milhões (51,20%), segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), controlado pelo chavismo. O candidato opositor, Edmundo González Urrutia, tinha 4,4 milhões de votos (44,2%).

Encerrada a votação, a Venezuela prendeu a respiração à espera do resultado das urnas. Maduro e oposição demonstraram confiança na vitória. No entanto, a campanha do opositor González Urrutia, liderada por María Corina Machado, se queixou de que o chavismo havia interrompido a transmissão dos resultados.

Segundo líderes da oposição, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que organiza as eleições, não estava permitindo a presença de fiscais ou transmitindo as atas de votação. María Corina pediu que eleitores fizessem uma vigília nas seções para evitar fraudes.

“Nenhum fiscal eleitoral deixa a seção sem a ata da urna. Nossas testemunhas têm o direito de obter seu certificado. Esse é o momento mais crítico e o melhor modo de nos defendermos é estando presentes na seção eleitoral. O mundo está conosco”, disse ela, na sede do QG da campanha.

Delsa Solórzano, uma das líderes da campanha opositora, também se queixou que o CNE estava impedindo a entrada de representantes da oposição. “Disseram que era melhor eu ir embora em

nome da minha segurança”, afirmou. Com as atas emitidas ao fim da votação e a auditoria das urnas, a oposição esperava fazer uma espécie de apuração paralela para comparar com os resultados a serem divulgados pelo CNE. O temor é de que o conselho, aparelhado por funcionários chavistas, altere os resultados.

Na reta final da campanha, Maduro e seus aliados mais próximos afirmaram que respeitariam os resultados “divulgados pelo CNE”. Vladimir Padrino López, ministro da Defesa que recebeu do ditador o título de “General do Povo Soberano”, repetiu a afirmação de que o CNE era soberano para decidir o que quisesse.

Padrino López, que é considerado um porta-voz dos quartéis, também embarcou no discurso chavista de que a eleição serviu para “condenar as sanções criminais do imperialismo sobre a República Bolivariana de Venezuela”.

Para o cientista político venezuelano Xavier Rodríguez-Franco, o atraso na divulgação de resultados seria uma repetição do padrão do chavismo nas últimas eleições, que segurou o máximo que pôde a totalização dos votos e, ao mesmo tempo, usou milícias paramilitares para provocar intimidação nas ruas.

“Apesar de o voto ser eletrônico e haver processo automatizado, tem sido sempre uma constante a sequência de ações que parecem formar um padrão, especialmente quando há eleições que foram competitivas”, afirmou.

Analistas e opositores passaram os últimos dias especulando como Maduro tentaria reverter o resultado em caso de derrota. No fim de semana, ele impediu a entrada de observadores convidados pela oposição. Durante o período de registro, ele restringiu a inscrição de venezuelanos no exterior, a maioria refugiados que detestam o regime. Cerca de 5 milhões foram impedidos de votar fora da Venezuela.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1961 – Nasce Nelsinho Trad, prefeito de Campo Grande e senador da República

sessão

[ BASTIDORES ] Vazio presencial chamou atenção em sessão

Homem é levado para a delegacia após ato obsceno na região central de Dourados

santa casa

Após surto e briga em conveniência, homem morre na Santa Casa de Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

Após 30 anos, Teatro José Octávio Guizzo é reinaugurado em Campo Grande

Industriais buscam parceiros nos EUA para tentar reverter tarifaço

Últimas Notícias

Polícia

Jovem acorda com tio nu ao lado de cama e homem é preso por importunação sexual 

Homem puxou sobrinha pelo braço e tocou em seu corpo

Esportes

Depois de 16 anos fora da Copa, Paraguai se classifica e presidente decreta feriado nacional

A seleção paraguaia está de volta a uma Copa do Mundo de Futebol de 2026. Depois de 16 anos, a classificação levou o presidente Santiago Pena a decretar feriado nacional nesta sexta-feira (5), incluindo Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. O comunicado oficial do decreto de feriado presidencial, … Continued

Polícia

Briga por partida de dominó acaba com homem morto a facadas no peito em Paranaíba

Autor foi preso quando tentava fugir em seu caminhão

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Falsa ameaça de bomba fechou uma das pistas do Aeroporto Internacional do Galeão

Dois adolescentes afirmaram estar com uma bomba em  uma aeronave prestes a decolar