Jornalista ucraniana morre em prisão russa

Victoria Roshchyna fazia matéria em região ocupada pela Rússia quando foi detida, há um ano

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Retrato da jornalista Victoria Roshchyna (reprodução CNN Newsource)

A jornalista ucraniana Victoria Roshchyna, que desapareceu em uma parte ocupada de seu país, morreu em detenção russa no mês passado, disseram autoridades ucranianas no início desta semana.

Segundo a CNN, Roshchyna, tinha 27 anos e desapareceu em agosto do ano passado durante uma viagem de reportagem a uma área ocupada pela Rússia na Ucrânia. Ela ficou desaparecida por meses, com seus entes queridos, sem ideia do que aconteceu com ela.

Em nota, o Gabinete do Procurador-Geral da Ucrânia, Moscou, só informou à família de Roshchyna que ela foi detida na Rússia em abril, meses após ter sido capturada.

“Tenho documentação oficial do lado russo confirmando a morte da jornalista ucraniana Victoria Roshchyna, que foi ilegalmente privada de sua liberdade pela Rússia”, disse o comissário de direitos humanos da Ucrânia, Dmytro Lubinets, em um comunicado.

A CNN solicitou comentários às autoridades russas, mas não recebeu resposta.

*Informações da CNN

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados

Alemanha