Pular para o conteúdo
Mundo

Israel fala em ‘responder a ataque iraniano’; Irã adverte para retaliação ‘maciça’

A troca de ameaças mantém os riscos de um conflito maior entre Irã e Israel em alta
Agência Estado -
Ataques de Irã com drones atingiu Israel (Foto: Reprodução, Wikimedia)

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, disse a diplomatas britânicos e alemães nesta quarta-feira, 17, que vai responder ao ataque iraniano contra o território israelense. Ante o recado, o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, advertiu durante um evento em Teerã que a “menor invasão” de Israel teria uma retaliação “maciça”.

A troca de ameaças mantém os riscos de um conflito maior entre Irã e Israel em alta, enquanto autoridades e diplomatas agem para evitar a escalada. O Irã atacou Israel no dia 14 com 300 mísseis e drones e justificou a ação como retaliação ao ataque aéreo israelense contra a embaixada iraniana na Síria, no dia 1 º.

Nesta quarta-feira, no entanto, o chanceler do Reino Unido, David Cameron, reconheceu que vai haver uma resposta de Israel, apesar de não estar claro como e quando deve acontecer. “É claro que os israelenses vão tomar a decisão de agir”, disse à emissora BBC. “Esperamos que eles façam isso de uma forma que contribua o mínimo para agravar a situação.”

Cameron foi a Jerusalém com a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, para se encontrar com Netanyahu. Na conversa, o premiê afirmou que Israel “faria o necessário para se defender” e garantiu que resistiria à pressão externa sobre como agir.

Os países do G-7, próximos a Israel, discutem sanções econômicas contra o Irã como punição pelo ataque, na tentativa de dissuadir o governo israelense de agir de forma violenta. Entretanto, segundo o gabinete de Netanyahu, ele agradeceu aos aliados israelenses pelo “apoio em palavras e ações”, mas ressalvou que tomaria as próprias decisões.

A grande preocupação das nações aliadas é que as respostas alimentem um ciclo de violência no Oriente Médio, que pode desviar o foco da guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza e se transformar num conflito regional com implicações mundiais. “O objetivo agora é deter o Irã sem maiores escaladas”, disse Annalena Baerbock.

Segundo as autoridades, a viagem a Israel também teve o objetivo de pressionar por um cessar-fogo na Faixa de Gaza, onde mais de 33 mil palestinos, a maioria mulheres e crianças, foram mortos.

Desde o ataque do Irã, no entanto, as atenções do governo israelense foram desviadas para o combate com o Irã. O gabinete de guerra se reuniu diversas vezes desde o fim de semana sem nenhuma decisão aparente sobre a resposta que daria ao ataque iraniano.

De acordo com autoridades ouvidas sob anonimato, o gabinete considera desde um ataque direto ao Irã até um ataque cibernético ou assassinatos seletivos, com a finalidade de enviar uma mensagem clara ao Irã sem provocar uma grande escalada.

Os mísseis e drones enviados contra Israel no sábado foram a maioria interceptados pelas defesas aéreas de Israel com o apoio dos EUA, Reino Unido, França e Jordânia. Os aliados israelenses condenaram o ataque, ao mesmo tempo que apelam a uma resposta que não aumente ainda mais as tensões com o Irã.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tempo

Quinta-feira será quente e com chance de chuva em Mato Grosso do Sul

Motociclista fica ferido ao perder controle e bater contra árvore em MS

Tortura: Mulher tem cabelos cortados, é espancada e perseguida na Calógeras em Campo Grande por ex

Brasileiro tem caminhonete roubada enquanto jogava em cassino paraguaio

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Motorista perde controle de S-10 que bate em árvore e é lançado de veículo nas Cafezais

Rio de Janeiro registrou queda de 18% na Razão da Mortalidade Materna

Últimas Notícias

Esportes

Onde assistir: Rodada de quinta-feira tem quatro brasileiros pela Libertadores

Bahia, Internacional, Flamengo e Palmeiras estreiam na Liberta, enquanto Brasil Sub-17 desafia a Venezuela

Polícia

Homem é encontrado morto em frente de casa com facadas no peito e namorada é suspeita de crime

Mulher já teria esfaqueado outros namorados

Famosos

BBB 25: Renata perde paciência e detona aliados: ‘Não quero ficar perto’

Sem paciência, Renata bota a boca no trombone e esculhamba aliados do BBB 25; bailarina prometeu encarar brother após declarações polêmicas

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala plantonista de postos de Campo Grande

Escala divulgada pela Sesau indica mais de 60 profissionais disponíveis