Avião da Coreia do Sul colide com muro e pega fogo; número de mortos chega a 176
Pelo menos 176 pessoas morreram, em um dos piores desastres aéreos do país
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um avião de passageiros pegou fogo neste domingo, 29, após derrapar na pista de um aeroporto sul-coreano e bater em um muro de concreto quando seu trem de pouso dianteiro aparentemente não foi acionado. Pelo menos 176 pessoas morreram, em um dos piores desastres aéreos do país.
O avião de passageiros da Jeju Air colidiu ao pousar na cidade de Muan, cerca de 290 quilômetros ao sul de Seul. O Ministério dos Transportes informou que o jato Boeing 737-800 voltava de Bangcoc, com 181 pessoas a bordo.
Equipes de emergência conseguiram retirar duas pessoas, ambas membros da tripulação, para um local seguro. Autoridades de saúde disseram que eles estão conscientes e não correm risco de vida. Três pessoas continuavam desaparecidas cerca de nove horas após o acidente.
Imagens do acidente transmitidas por canais de televisão sul-coreanos mostraram o avião da Jeju Air derrapando pela pista de pouso em alta velocidade, aparentemente com o trem de pouso ainda fechado, ultrapassando a pista e colidindo de frente com um muro de concreto, o que causou uma explosão.
O chefe do corpo de bombeiros de Muan, Lee Jeong-hyeon, afirmou em um comunicado que o avião foi completamente destruído, com apenas a cauda permanecendo reconhecível entre os destroços. Ele disse que várias possibilidades sobre as causas do acidente estavam sendo analisadas, incluindo se a aeronave foi atingida por pássaros.
Autoridades do Ministério dos Transportes disseram mais tarde que a avaliação inicial dos registros de comunicação mostra que a torre de controle do aeroporto emitiu um alerta de colisão com pássaros para a aeronave pouco antes da intenção de pousar e deu permissão ao piloto para pousar em uma área diferente. O piloto enviou um sinal de socorro pouco antes de o avião passar pela pista e derrapar em uma zona tampão, antes de atingir o muro.
Um alto funcionário do Ministério dos Transportes, Joo Jong-wan, disse que dados de voo e os gravadores de voz da cabine da caixa preta foram recuperados e serão examinados por especialistas do governo.
A Jeju Air expressou em comunicado “profundo pedido de desculpas” pelo acidente e disse que fará “o máximo para gerenciar as consequências do acidente”. Em entrevista coletiva, o presidente da Jeju Air, Kim E-bae, curvou-se com outros altos funcionários da empresa enquanto pedia desculpas às famílias enlutadas e disse que sente “total responsabilidade”.
Kim disse que a empresa não identificou nenhum problema mecânico na aeronave após exames regulares e que aguardaria os resultados das investigações do governo sobre a causa do acidente.
A Boeing disse em comunicado no X que estava em contato com a Jeju Air e está pronta para apoiar a empresa no tratamento do acidente.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: motorista é flagrado dirigindo carro sem os quatro pneus em rodovia
- Motorista morre esmagado pelo próprio carro após perder o controle da direção no Centro de Campo Grande
- Mesmo com lei que proíbe, fogos de artifício barulhentos preocupam moradores de Campo Grande
- Polícia tenta identificar suspeitos que marcaram Natal com vandalismo em bairro de Campo Grande
Últimas Notícias
Mulher é flagrada com porções de maconha no sutiã durante visita em penitenciária
Prisão aconteceu neste sábado na Penitenciária Estadual de Dourados
Condutor foge após causar acidente de trânsito no Guanandi que resultou em vítima entubada
Vítima que conduzia a Honda Biz, que não portava documento pessoal, sofreu fraturas no braço e múltiplas escoriações
Após denúncia, PM prende condutor com arma de fogo irregular em Três Lagoas
Apesar de ter uso permitido, posse do revólver não era permitido
Kim Jon Un promete implementar política anti-EUA ‘mais dura’
Kim estabeleceu tarefas para reforçar a capacidade militar através de avanços na tecnologia de defesa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.