Pular para o conteúdo
Mundo

Xi Jinping não irá à cúpula do G20, em momento de tensões com Índia

Encontro dos líderes das maiores economias do mundo será nesta semana, na Índia
Agência Estado -
china
Xi Jinping, presidente da China (Reprodução)

O presidente chinês, Xi Jinping, aparentemente não irá à reunião de líderes do G20 nesta semana, na , em momento de relações bilaterais frias com a anfitriã. O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, representará Pequim na reunião dos dias 9 e 10 de setembro, informou a chancelaria chinesa nesta segunda-feira, em breve comunicado no seu site.

As relações entre e Índia têm ficado cada vez mais frias, em meio a disputas fronteiriças, e há três anos as tensões resultaram em confronto na região de Ladakh, que deixou mais de 20 mortos. O caso levou a um prolongado impasse na montanhosa região, com cada lado posicionando dezenas de milhares de militares apoiados por artilharia, tanques e jatos de combate.

Também crescem as disputas por causa do comércio, diante dos crescentes laços estratégicos da Índia com os Estados Unidos. Os governos de Índia e China também já expulsaram jornalistas um do outro.

Questionado sobre o motivo da ausência de Xi, Mao Ning, porta-voz da chancelaria chinesa, não respondeu. “O G20 é um fórum importante para a cooperação econômica internacional. A China tem sempre dado grande importância e participado de modo ativo nas atividades relevantes”, comentou a porta-voz, em briefing diário.

No mês passado, comandantes militares de China e Índia se comprometeram a “manter a paz e a tranquilidade”, na disputada fronteira, em um aparente esforço dos dois lados para estabilizar a situação. Ao mesmo tempo, Pequim consolida relações com o Paquistão, forte rival dos indianos, e apoia este na disputa pela região da Caxemira. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara de Campo Grande promove audiência pública para debater Rota Bioceânica

Para o Ministério do Trabalho, subocupação é o maior obstáculo para o pleno emprego em MS

lula

Lula conversa com presidente da Comissão Europeia e reitera expectativa por acordo com Mercosul

Preço da cesta básica em Dourados tem aumento de 4,26% e variação de até 640,26%

Notícias mais lidas agora

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

Deputado do RJ que usava loja do Flamengo em MS para lavar dinheiro tinha assessor para encobrir crimes

O milagre que ficou de fora: Cura de rapaz em estado vegetativo é atribuída a Carlo Acutis em MS

Pais são presos por maus-tratos a recém-nascido encontrado em bar de Aquidauana

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

UEMS abre processo seletivo de pós-graduação exclusiva para policiais militares de MS

O curso de especialização é na área de Linguística e Investigação de Linguagem, com 70 vagas e prazo para candidatar-se até 17 de setembro

Polícia

Homem pede socorro na rua após ser esfaqueado pela esposa em São Gabriel do Oeste

Homem foi esfaqueado no abdômen e no braço na tarde dessa quinta-feira (4)

Famosos

Ela mentia! Estrela da Netflix é desmascarada e verdadeira idade vem à tona; entenda

Estrela da Netflix, Nikki Rodriguez teve a verdadeira idade desmascarada após teoria surgir nas redes sociais

MidiaMAIS

O milagre que ficou de fora: Cura de rapaz em estado vegetativo é atribuída a Carlo Acutis em MS

Gabriel Terron Nunzio teve a saúde restabelecida após ficar em estado vegetativo devido à parada cardíaca