Pular para o conteúdo
Mundo

Turquia retira veto e Suécia fica perto de entrar na Otan

Adesão do país nórdico passará por assembleia-geral no parlamento turco
Agência Estado -
Montagem com as bandeiras da Suécia, Otan e Turquia. (Reprodução, Pixabay)

A comissão de relações exteriores do parlamento da deu nesta terça (26), consentimento à candidatura da Suécia para aderir à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), aproximando o país nórdico da adesão à aliança militar ocidental.

O protocolo de adesão da Suécia terá agora de ser aprovado na assembleia-geral do parlamento turco para a última fase do processo legislativo na Turquia, mas ainda não há data para a votação.

Membro da Otan, a Turquia atrasou a adesão da Suécia por mais de um ano, acusando o país de ser muito tolerante para com grupos que Ancara considera ameaça à sua segurança, incluindo militantes curdos.

O Secretário-Geral da Otan, Jens Stoltenberg, saudou o avanço, dizendo que conta com a Turquia e a Hungria “para completarem agora as suas ratificações o mais rápido possível”.

A Hungria também paralisa a candidatura da Suécia, alegando que os políticos suecos contam “mentiras descaradas” sobre a condição da na Hungria, e o país ainda não anunciou quando poderá ocorrer a ratificação sueca.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com 29 mil diagnósticos, MS reforça luta por direitos no Congresso Autismo Sem Fronteira

Motociclista que morreu no Los Angeles tinha mandado de prisão em aberto no Piauí

Ator de Harry Potter, Stanislav Yanevski é submetido a cirurgia de emergência

Homem é preso após importunar duas adolescentes dentro de ônibus em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

ônibus

VÍDEO: Vidro de ônibus estoura e assusta passageiros no Terminal Hércules Maymone

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

Protesto contra impunidade na fronteira com MS lembra três anos da morte de ex-prefeito

Últimas Notícias

Cotidiano

Pessoas em situação de rua amanhecem às portas do Centro POP, fechado aos fins de semana

Sem um ambiente para tomar banho, comer e realizar necessidades básicas, eles buscam alternativas para driblar os desafios de viver nas ruas da Capital.

Famosos

Cissa Guimarães revela que ainda leva flores ao local em que filho morreu: ‘Toda semana’

No Conversa com Bial, Cissa Guimarães emocionou o público ao relatar que ainda retorna ao local que Rafael Mascarenhas morreu

Emprego e Concurso

IFMS abre 400 vagas em cursos gratuitos de idiomas em sete cidades de MS

As vagas são destinadas a estudantes e servidores do IFMS, além da comunidade em geral

MidiaMAIS

Duelo no Pantanal: touro enfrenta duas onças-pintadas e cena impressiona turistas no MT

Nas imagens, o touro aparece sozinho, avançando na trilha, até perceber a presença dos felinos à frente