Pular para o conteúdo
Mundo

Trabalhadores vão às ruas na Ásia e na Europa em grandes protestos por justiça econômica

Esta é a maior manifestação global de descontentamento da classe trabalhadora desde a pandemia
Agência Estado -
Reprodução/Twitter

Trabalhadores da e da Europa foram às ruas neste 1º de maio, pressionados pela inflação e exigindo justiça econômica. Esta é a maior manifestação global de descontentamento da classe trabalhadora desde a pandemia de covid-19 colocar o mundo em confinamento.

A polícia francesa investiu contra manifestantes radicais que quebraram janelas de bancos, enquanto os sindicatos pressionam o presidente do país, Emmanuel Macron, a acabar com o aumento da idade para a aposentadoria.

Os sul-coreanos pediram salários mais altos. Os advogados espanhóis exigiram o direito de tirar dias de folga. Trabalhadoras domésticas migrantes no Líbano marcharam em um país mergulhado na crise econômica.

Embora a data seja marcada na maior parte do mundo como uma celebração dos direitos trabalhistas, as manifestações deste ano geraram pautas mais amplas. Ativistas climáticos pintaram com spray um museu da Louis Vuitton em Paris.

Na Alemanha, manifestantes protestaram contra a violência a mulheres e à comunidade LGBTQIA+.

As comemorações foram forçadas a ambientes fechados no e marcadas por tensões políticas na Turquia, já que os dois países enfrentam eleições de alto risco.

A guerra entre Rússia e ofuscou os eventos a uma escala reduzida em Moscou, onde as comemorações do 1º de maio lideradas pelos comunistas já foram maiores.

Na Ásia, as manifestações tiveram uma das maiores taxas de comparecimento em anos.

Fonte: Associated Press

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão arrasta cabos de telefonia e deixa trânsito lento no Jardim dos Estados

prefeito urt eleições

TSE marca julgamento que pode anular candidatura de prefeito eleito em Bandeirantes para 29 de maio

João Guilherme causa alvoroço em rede social ao comentar vídeo de influencer comprometida

Ministe´rio abre investigação sobre novo caso suspeito de gripe aviária em MS

Notícias mais lidas agora

Desvios na Educação: Nem funcionários conhecem empresa com venda milionária na gestão de Reinaldo

Corrupção no TCE-MS: Justiça mantém ação que cobra R$ 19,3 milhões de Waldir Neves e Cícero

maquininha cartão

Viagens e compras mais caras: entenda os impactos do aumento do IOF em MS

Motorista que causou acidente e fugiu com vítima no capô é condenado a 9 anos de prisão

Últimas Notícias

Política

Justiça suspende ato de Riedel e derruba nomeação de Carlos Alberto de Assis na Agems

À frente da pasta desde 2021, após três anos como secretário de administração na gestão Azambuja, Assis perde remuneração fixa de mais de R$30 mil por mês.

Trânsito

VÍDEO: ônibus do Consórcio Guaicurus pega fogo na Guri Marques

Um ônibus do Consórcio Guaicurus, da linha 124 (Enersul – Santa Felicidade / T. Guaicurus) pegou fogo na noite desta sexta-feira (23) na Avenida Guri Marques, nas proximidades da Avenida Cafezais. Ninguém ficou ferido. De acordo com testemunhas, as chamas podem ter se iniciado nos freios do veículo. O empresário, Alvaney Carvalho de Almeida, passava … Continued

Brasil

Governo reprova três marcas de café por serem impróprias para consumo

São consideradas matérias estranhas no café: grãos ou sementes de outras espécies vegetais

Cotidiano

Manutenção em rede com vazamento deixa parte do Jardim Cerejeiras sem água

Manutenção emergencial é devido a um vazamento na rede