Pular para o conteúdo
Mundo

Taleban dificulta venda de pílulas anticoncepcionais a mulheres no Afeganistão

Combatentes do Taleban estão visitando farmácias e exigindo o fim da venda de métodos contraceptivos em duas grandes cidades do Afeganistão, segundo uma investigação do jornal britânico The Guardian. Farmacêuticos e obstetras confirmaram as ações embora oficialmente o governo não admita haver uma proibição para que mulheres acessem pílulas e dispositivos anticoncepcionais. Farmacêuticos em Cabul, a … Continued
Agência Estado -
(Foto: Divulgação / Freepik)

Combatentes do Taleban estão visitando farmácias e exigindo o fim da venda de métodos contraceptivos em duas grandes cidades do , segundo uma investigação do jornal britânico The Guardian. Farmacêuticos e obstetras confirmaram as ações embora oficialmente o governo não admita haver uma proibição para que mulheres acessem pílulas e dispositivos anticoncepcionais.

Farmacêuticos em Cabul, a capital, e Mazar-i-Sharif, uma importante cidade ao norte do país, disseram que membros do grupo terrorista têm ido de porta em porta mandando retirar os medicamentos e injeções das prateleiras, alegando que a contracepção é uma conspiração ocidental para controlar a população muçulmana.

“Eles vieram duas vezes à minha loja com armas e me ameaçaram para não vender pílulas anticoncepcionais. Eles verificam regularmente todas as farmácias em Cabul e paramos de vender os produtos”, disse um lojista na capital. Outros afirmaram ter medo de vender seus estoques de pílulas e injeções

Obstetras também relataram ter sido ameaçadas para não vender o contraceptivos, alegando que os combatentes afirmam que “o uso de anticoncepcionais e planejamento familiar é uma agenda ocidental”. Mulheres que fazem uso dos medicamentos relataram ao jornal preocupação e desespero com a medida.

No entanto, nenhuma declaração oficial do governo foi feita sobre o assunto. Ao Guardian, Ustad Faridoon, um porta-voz do Taleban em Kandahar, disse que não apoiava uma proibição total. “O uso de anticoncepcionais às vezes é clinicamente necessário para a saúde materna. É permitido na Sharia usar métodos contraceptivos se houver risco para a vida da mãe. Portanto, uma proibição total de contraceptivos não é certa.”

Um relatório da Humans Right Watch produzido em maio de 2021, portanto antes do Taleban tomar novamente o poder no país, já indicava a tendência de declínio nos investimentos em saúde para as mulheres no país, e apontava preocupações com o que ocorreria após a retirada das tropas americanas.

A preocupação agora dos ativistas de direitos reprodutivos e das mulheres e que com a queda no uso de contraceptivos, piore os casos de mortalidade materna em um país que já é um dos mais perigosos para se dar à luz.

O Taleban tomou o poder no Afeganistão em agosto de 2021 antes mesmo do fim da retirada das tropas americanas do país. A chegada do grupo ao poder preocupou líderes e organizações internacionais principalmente pelo risco ao direito das mulheres, o que o grupo garantiu na época que não seria afetado. Mas desde então, o Taleban já proibiu o ensino superior para meninas, fechou universidades para mulheres, forçou as mulheres a deixarem seus empregos e restringiu sua capacidade de deixar suas casas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
chitãozinho e xororo expogrande

Show de Chitãozinho e Xororó na Expogrande vira momento simbólico para famílias

Anatel: nove em cada dez brasileiros têm acesso à telefone celular

prefeitura

Corpo é encontrado com sinais de violência no Centro de Belas Artes

Corinthians dá show em noite de gala de Memphis e Yuri, bate Vasco e vence a 1ª no Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

cédulas de dinheiro salario

Mulher é suspeita de fugir de casa com salário do marido em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Polícia encontra arma do crime e faz descoberta sobre cadáver no Centro de Belas Artes

Corpo encontrado no Centro de Belas Artes estava no local há mais de 12 horas , diz perícia

MidiaMAIS

Chitãozinho e Xororó dizem que paz ‘mora’ no Pantanal de MS e fazem público da Expogrande vibrar com clássicos

Dupla entrou no palco da Expogrande às 22h, mantendo a pontualidade, afinação e simpatia de sempre, ainda mais elogiando o nosso territóri

Polícia

‘Crush do Instagram’ denuncia seguidora que se mudou para Capital atrás dele: ‘perseguição’

"Crush do Instagram" é concurseiro, diz que sua vida é só estudar, e está preocupado porque a mulher passou a frequentar a mesma academia que ele

Esportes

Botafogo vence o Juventude no Brasileiro e torcida grita ‘é campeão’ nas arquibancadas

Debaixo de uma chuva constante, o primeiro tempo não foi dos melhores no aspecto técnico