Presidente da China, Xi Jinping não deve comparecer a cúpula do G20, diz agência
Ele não deve participar do encontro de líderes das maiores economias do mundo
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente da China, Xi Jinping, não deve participar da reunião da cúpula de líderes do G20, que será realizada em Nova Délhi, capital da Índia, entre os dias 9 e 10 de setembro, segundo a agência Reuters.
O presidente chinês deve enviar o primeiro-ministro Li Qiang para representar Pequim no encontro do G20. A Reuters apontou que o primeiro-ministro chinês também deve representar Pequim na cúpula de líderes do Leste e Sudeste Asiático, em Jacarta, Indonésia, entre os dias 5 e 7 de setembro.
A Reuters apurou que o governo indiano já está ciente de que a China será representada pelo primeiro-ministro do país.
Mapa
A informação sobre o não comparecimento de Xi Jinping na cúpula do G20 na Índia ocorre após um mapa publicado pelo governo da China na segunda-feira, 28, iniciou uma crise diplomática com os indianos, que ocupam a presidência rotativa do G20.
Desde 2006 a China publica anualmente novas versões de seu mapa nacional para corrigir “mapas problemáticos”, segundo Pequim. Estes mapas estariam deturpando as “reais fronteiras do país”. A nova versão publicada nesta semana mostra o Estado de Arunachal Pradesh, no Himalaia, e o planalto de Aksai Chin, como território chinês. As regiões são disputadas há décadas entre os dois países.
Na semana passada. o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o líder chinês, Xi Jinping, tiveram uma rara reunião presencial na África do Sul durante a cúpula do Brics, onde concordaram em “intensificar os esforços” para diminuir as tensões na sua fronteira contestada, um movimento que foi visto como um passo em direção a apaziguar seu relacionamento tenso.
Putin
A cúpula do G20 também não irá contar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que não irá participar presencialmente do encontro. O chanceler russo Sergei Lavrov deve representar Moscou, como ocorreu durante a cúpula do Brics, na semana passada.
Putin não viajou a África do Sul para participar do encontro do Brics por conta do risco do presidente russo ser preso por crimes de guerra na Ucrânia. O Tribunal Penal Internacional tem um mandado de prisão contra Putin e a África do Sul é signatária do Estatuto de Roma, que criou o Tribunal, fazendo com que o país fosse obrigado a cumprir o mandado de prisão contra Putin.
A Índia, país que sediará a cúpula do G20, não é signatária do acordo e não precisaria prender o presidente russo caso ele decidisse participar da reunião de forma presencial.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
VÍDEO: Homem ateia fogo na casa da própria irmã e a ameaça de morte por dívida de drogas em MS
O homem afirmou aos policiais que tem uma dívida de droga com a irmã
Membro do PCC, ‘espião’ de Marcola é transferido para Presídio Federal no Rio Grande do Norte
Henrique Abrão Gomes estava preso na Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira I, em Campo Grande
Boletim da Fiocruz demonstra probabilidade de queda de casos de SRAG em Campo Grande
Nos estados do Norte e Nordeste, estudo aponta o rinovírus como principal causador de SRAG em crianças e adolescentes de até 14 anos
Farofa da Gkay é adiada por questões de logística; saiba quando e onde será realizada
Gkay anunciou cancelamento do evento, nesta quinta-feira (21)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.