Pular para o conteúdo
Mundo

Ilhas da Grécia são esvaziadas por conta de incêndios florestais que já duram uma semana

As temperaturas recordes registradas na Grécia que deixaram matagais e florestas secas, combinadas com ventos fortes que chegam até a 60 km/h, alimentam um incêndio florestal que já atinge o país há uma semana. O fenômeno tem forçado o esvaziamento de locais, somando mais de 20 mil pessoas retiradas de três ilhas gregas. As últimas … Continued
Agência Estado -
Bandeira da Grécia (Reprodução)

As temperaturas recordes registradas na que deixaram matagais e florestas secas, combinadas com ventos fortes que chegam até a 60 km/h, alimentam um incêndio florestal que já atinge o país há uma semana. O fenômeno tem forçado o esvaziamento de locais, somando mais de 20 mil pessoas retiradas de três ilhas gregas.

As últimas retiradas foram ordenadas no sul de Rodes depois que 19 mil pessoas, a maioria turistas, foram transportadas em ônibus e barcos no para fora do caminho do incêndio que atingiu várias áreas costeiras das montanhas próximas. Algumas pessoas retiradas da região precisaram de atendimento médico por problemas respiratórios.

Ian Murison, um empresário de Londres em no sul de Rodes com sua esposa e filho de 12 anos, descreveu a provação de sua família enquanto tentavam escapar dos incêndios no sábado. “Vimos chamas vindo das colinas. O nosso hotel tinha capacidade para 1,2 mil (pessoas), mas só havia um ônibus à espera”, disse. “Todos nós apenas pegamos nossas malas e começamos a andar. Foram cerca de 3 quilômetros antes de sairmos debaixo da nuvem de cinzas.”

A família chegou a uma praia próxima, onde esperou – no escuro devido a um apagão de energia – com milhares de outras pessoas para serem retiradas da região. “Você podia ver um brilho laranja no céu e ficava cada vez mais, grandes bolas de fogo indo para o céu”, disse Murison.

As retiradas de pessoas também foram ordenadas durante na ilha ocidental de Corfu, onde mais de 2,5 mil pessoas foram transferidas entre domingo, 23, e segunda-feira, 24, para a segurança por terra e mar, bem como na ilha de Evia e em uma área montanhosa na região sul do Peloponeso.

Na Grécia, uma média de 50 novos incêndios florestais irromperam diariamente nos últimos 12 dias, segundo o porta-voz do governo Pavlos Marinakis. No domingo, foram registrados 64 novos incêndios. As autoridades disseram que não houve registro de feridos graves, mas hospitais e voluntários de saúde prestaram primeiros socorros a turistas e outras pessoas, principalmente devido aos efeitos do calor e da desidratação.

A Grécia ainda está atolada em uma onda de calor nesta terça-feira, 25, com temperaturas máximas esperadas de 44°C, enquanto as chamas continuam arrasando partes das ilhas turísticas de Rodes, Corfu e Eubeia, perto de Atenas. Essas temperaturas muito altas, que surgem depois de um fim de semana muito quente, vão continuar até quarta-feira, 26, antes de uma queda esperada de até 5ºC a partir de quinta-feira, 27.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cantor católico do RJ faz show beneficente em Campo Grande

Bia Haddad vence confronto brasileiro nas oitavas do SP Open

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Últimas Notícias

Polícia

Apontado por matar filho de policial tem cartaz divulgado

O autor fugiu após o crime

Brasil

Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo

A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado

Polícia

Em cumprimento de mandado, suspeito de estuprar enteada é preso

O suspeito foi encaminhado à delegacia

Esportes

Nos pênaltis, Vasco elimina Botafogo no Nilton Santos e vai às semifinais da Copa do Brasil

Após empatarem na ida por 1 a 1