EUA discutem uso de rotas alternativas para exportação de grãos da Ucrânia
Os Estados Unidos estão conversando com a Turquia, a Ucrânia e os vizinhos da Ucrânia para aumentar o uso de rotas alternativas de exportação de grãos ucranianos, após a Rússia ter abandonado o acordo do corredor de grãos do Mar Negro. O plano apoiado pelos EUA envolve aumentar a capacidade para que a Ucrânia exporte […]
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os Estados Unidos estão conversando com a Turquia, a Ucrânia e os vizinhos da Ucrânia para aumentar o uso de rotas alternativas de exportação de grãos ucranianos, após a Rússia ter abandonado o acordo do corredor de grãos do Mar Negro.
O plano apoiado pelos EUA envolve aumentar a capacidade para que a Ucrânia exporte 4 milhões de toneladas de grãos por mês até outubro pelo rio Danúbio. Boa parte do grão seria transportada pelo Danúbio para portos próximos na Romênia, e, depois, enviada para outros destinos. Embora mais lenta e cara, a rota funcionaria como uma alternativa ao corredor marítimo do Mar Negro estabelecido no ano passado.
A Rússia abandonou o acordo em julho, fazendo com que os embarques ucranianos em três portos na região de Odessa fossem interrompidos, e intensificou ataques no Mar Negro.
O esforço para aumentar a capacidade de exportação da Ucrânia no Danúbio ocorre em paralelo às tentativas da Turquia e da ONU de persuadir a Rússia a retornar ao acordo de grãos, disseram autoridades. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que ajudou a intermediar o acordo no ano passado, está sob pressão para reativar o acordo antes que os grãos ucranianos comecem a se acumular no início de setembro, disseram diplomatas.
Os EUA estão considerando todas as opções, incluindo soluções militares, para proteger os navios que tenham como destino ou estejam deixando os portos ucranianos do Danúbio, disse uma autoridade de Washington, sem dar detalhes sobre essas opções. “Vamos analisar tudo”, disse o funcionário sobre os esforços para proteger a rota marítima.
Altos funcionários dos EUA discutiram o esforço com líderes da Ucrânia, da Moldávia e da Romênia, em uma reunião na cidade romena de Galati na sexta-feira, 11, disse o Departamento de Estado dos EUA. O ministro dos Transportes da Romênia disse a repórteres que seu país dobraria a capacidade de exportação de grãos para 4 milhões de toneladas por mês.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.