Papa Francisco diz que Bento XVI está ‘muito doente’ e pede orações no Vaticano

‘Pedimos ao Senhor para confortá-lo em seu testemunho de amor à Igreja até o fim’

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
papa
Papa Francisco e Papa Bento (Foto: Osservatore)

O Papa emérito Bento XVI, de 95 anos, está “muito doente”, disse nesta quarta-feira seu sucessor, o Papa Francisco, pedindo orações para o religioso que, em 2013, se tornou a primeira pessoa a renunciar ao principal posto da Igreja Católica em seis séculos. Em sua audiência semanal no Vaticano, o atual pontífice pediu para que os fiéis orem para que o religioso alemão seja confortado por Deus “até o fim”.

“Quero pedir a todos vocês uma oração especial para o Papa emérito Bento, que em silêncio está sustentando a Igreja”, disse Francisco, em italiano. “Vamos lembrar dele, ele está muito doente. Pedimos ao Senhor para confortá-lo em seu testemunho de amor à Igreja até o fim”.

Francisco não deu mais detalhes sobre o estado de saúde do Papa emérito, que vive há nove anos praticamente em clausura em um convento nos jardins do Vaticano. Pouco depois, contudo, o Vaticano confirmou que houve um “agravamento” da saúde de Bento XVI, que aparentava estar cada vez mais frágil em suas últimas e raras aparições públicas.

“Posso confirmar que, nas últimas horas, houve um agravamento devido à sua idade avançada”, disse em comunicado o diretor do serviço de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. “A situação continua sob controle, supervisionada de forma permanente pelos médicos”, disse ele, afirmando também que após sua audiência Francisco foi ao monastério Mater Ecclesiae visitar seu antecessor.

Conteúdos relacionados