Missão Artemis: Nasa vai lançar foguete para orbitar a Lua no sábado
Objetivo é levar voo tripulado ao satélite natural da Terra nos próximos anos
Gabriel Maymone –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Nasa, agência espacial norte-americana, vai fazer uma segunda tentativa de lançamento do foguete Artemis 1. Será no próximo sábado (3), cinco dias depois de a missão ter sido adiada devido a problemas técnicos.
O foguete Space Launch System (SLS) levará a cápsula Orion direto da plataforma de Lançamento 39B, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
Esta é a primeira ação do programa Artemis, que tem o objetivo de levar um voo tripulado ao satélite natural da Terra nos próximos anos. E mais, de levar a primeira mulher ao solo lunar.
Além disso, a missão ambiciona ampliar a atuação no Sistema Solar: construir uma base lunar permanente, sustentável e fazer com que a Lua seja um ponto de apoio para projetos no planeta vizinho, Marte.
A viagem não tripulada marca uma série de testes na órbita da Lua, tanto em relação aos equipamentos quanto à cápsula Orion que deve levar até quatro astronautas na segunda etapa da missão, prevista para ocorrer até 2026.
O voo de volta à Lua, organizado pela Nasa em parceria com 21 países, inclusive o Brasil, representa o retorno ao satélite 50 anos após a última viagem tripulada, em 1972, com a Missão Apollo.
Missão Artemis
O principal objetivo da Artemis I é testar os sistemas integrados desenvolvidos pela Nasa e a resistência da Orion, que fica na ponta do foguete e precisará aguentar velocidade e temperatura bastante elevadas durante o retorno à Terra. Os testes são importantes para embasar a realização da Artemis II, uma missão tripulada ao redor da Lua prevista para 2024, e a Artemis III, que pretende levar ao satélite natural a primeira mulher e a primeira pessoa negra, em 2025.
A primeira viagem da espaçonave Orion ao redor da Lua poderá ser acompanhada em tempo real pela página Artemis Real-time Orbit Website (Arow), no site da Nasa e na conta do Twitter @NASA_Orion. Usando o Arow, é possível identificar onde a cápsula está e acompanhar dados como sua posição, distância da Terra, distância da Lua e tempo restante da missão.
Notícias mais lidas agora
- Com 15 feridos em área de conflito na MS-156, Governo reafirma construção de dois poços em aldeias
- Preso de MT que ordenou mortes e ameaçou policiais em MS é alvo do Gaeco
- ‘Cheio de vida e alegria’: Escola lamenta morte de adolescente após desabamento de telhado em MS
- Protesto de indígenas por falta de água na MS-156 acaba com tiros de bala de borracha e pastor ferido
Últimas Notícias
Viih Tube e Eliezer confirmam internação do filho recém-nascido; saiba detalhes
Filho recém-nascido de Viih Tube e Eliezer, Ravi está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo; saiba detalhes da situação do bebê
Lula sanciona, com 1 veto, criação do Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais
O texto permite a consulta pública do nome completo e do número de CPF das pessoas condenadas por crimes contra a dignidade sexual
Bolsa Família: beneficiários com NIS final 9 recebem parcela de novembro nesta quinta-feira
Em Mato Grosso do Sul, cerca de 206 mil famílias recebem o Bolsa Família
Caminhoneiro morre em acidente ao bater na traseira de carreta na BR-163
Fábio ficou preso nas ferragens e morreu no local
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.