China e Austrália tentam reparar laços com reunião de chanceleres

Fazia quatro anos que a Austrália não enviava um chanceler à China.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Presidente da China, Xi Jinping. (Foto: World Economic Forum/Pascal Bitz/Divulgação)

Os ministros de Relações Exteriores de China e Austrália se reuniram em Pequim nesta quarta-feira, 21, numa tentativa de restaurar laços políticos de alto nível e estabilizar uma relação que ficou bastante tumultuada nos últimos anos.

A australiana Penny Wong se encontrou com seu contraparte chinês, Wang Yi, em meio ao 50º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países. Fazia quatro anos que a Austrália não enviava um chanceler à China.

“Todos nós compartilhamos interesse em uma região que respeita a soberania, que é pacífica, que é estável e próspera”, disse Wong Ela acrescentou que “por meio de um relacionamento mais estável entre a Austrália e a China, podemos ajudar a garantir que nosso povo, nossa região e o mundo possam desfrutar de paz e segurança”, segundo a Associated Press australiana.

A visita de Wong alimentou esperanças de que a China levante bloqueios a importações de produtos australianos e possivelmente liberte dois cidadãos do país detidos em território chinês. Fonte: Associated Press.

Conteúdos relacionados