Pular para o conteúdo
Mundo

Ataque dos EUA em Cabul mata líder da Al-Qaeda e Biden anuncia: ‘Esse terrorista está morto’

Presidente dos EUA anunciou morte to líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahri
Agência Estado -
(Imagem: Reprodução / AlJazeera)

O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira, 1º, que um americano operado pela CIA matou o líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahri. A operação foi realizada no fim de semana em Cabul, no . “A justiça foi feita. Esse terrorista está morto”, disse Biden.

Zawahri assumiu o comando da Al-Qaeda em 2011, após a morte de Osama bin Laden, idealizador dos ataques terroristas do 11 de Setembro. O assassinato do líder terrorista foi a primeira operação realizada pelos EUA no Afeganistão desde que o Taleban assumiu o poder em Cabul, no ano passado, e representa uma importante vitória para Biden.

“O ataque que matou Zawahri foi um grande sucesso no esforço de contraterrorismo dos EUA. Foi resultado de incontáveis horas de coleta de informações ao longo de muitos anos”, afirmou Mick Mulroy, ex-agente da CIA e funcionário do alto escalão do Pentágono. “Ele acreditava que jamais seríamos capazes de localizá-lo. Mas estava errado.”

Reação

Zawahri passou anos fugindo das autoridades americanas e evitava entrar no Afeganistão. Seu retorno a Cabul ocorreu após a chega do Taleban ao poder – e sua morte levanta dúvidas sobre o compromisso do grupo em manter a Al-Qaeda fora do país.

Em comunicado, o Taleban condenou a operação e disse que o ataque foi realizado na área residencial de Sherpur, um bairro rico de Cabul frequentado por funcionários do governo. Autoridades afegãs alegam que o Acordo de Doha – que estabeleceu os termos da retirada das tropas americanas – proíbe ataques dos EUA, o que o Pentágono contesta.

De acordo com um analista americano, a casa atingida pelo drone pertencia a um importante assessor de Sirajuddin Haqqani, do alto escalão do Taleban. Segundo os americanos, ele é próximo de figuras importantes da Al-Qaeda.

O analista disse que as fotos do ataque postadas nas mídias sociais sugerem o uso de um míssil R9X, de lâminas longas, capaz de atingir alvos com mínimos danos colaterais.

Perfil

Zawahiri se tornou conhecido por seus discursos antiamericanos gravados em vídeo. Ele desempenhou um papel importante em transformar a Al-Qaeda em uma organização letal, de acordo com investigadores e funcionários de inteligência que o perseguiam.

Ele foi indiciado pelos atentados às embaixadas dos EUA no Quênia e na Tanzânia, em 1998, ataques que marcaram a ascensão da Al-Qaeda. Zawahiri também planejou o ataque contra o destróier USS Cole, em 2000. Durante anos, ele escapou de tentativas de assassinato e seu estado de saúde era alvo de rumores.

Em 2003, surgiu o boato de que ele teria sido preso no Irã. Em 2004, 2006 e 2008, que teria ficado gravemente ferido em ataques no Paquistão. Zawahiri, no entanto, sempre ressurgia triunfante divulgando vídeos gravados em seguida.

Um ex-membro da Al-Qaeda e do Estado Islâmico, que falou em condição de anonimato ao Post, minimizou ontem o significado da morte de Zawahiri. “Tenho certeza de que Biden fará parecer que é algo grande, mas não é significativo para nós”, disse. “Zawahiri é um mártir. A questão agora é saber quem se tornará nosso líder.” (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Richard Ríos se desculpa com a torcida do Palmeiras após pedir silêncio em comemoração de gol

Ex-prefeito de Nova Friburgo é condenado por desvios após tragédia

Homem morre cinco dias após sofrer queda de três metros em telhado

Conselho de Ética aprova cassação do mandato de Glauber Braga

Notícias mais lidas agora

David Chita quer se entregar e delação pode mudar rumo de Reinaldo na Vostok

VÍDEO: Perseguição policial termina com tiroteio no São Lourenço

tereza cristina adriane lopes

“Quem está atacando vai ter que engolir”, diz Tereza sobre Adriane Lopes

Patrulha Ambiental da GCM forma 100 novos agentes

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro é surpreendido pelo equatoriano Mushuc Runa e segue zerado na Sul-Americana

A situação do Cruzeiro segue complicada, principalmente na Copa Sul-Americana, competição na qual segue sem vencer. Mesmo jogando em casa, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, acabou surpreendido pelo modesto Mushuc Runa, do Equador, e acabou derrotado por 2 a 1. Orejuela colocou o time equatoriano na frente logo aos 29 minutos de jogo. Já … Continued

Esportes

Flamengo é superado no Maracanã e Central Córdoba tem vitória histórica na Libertadores

Fim da invencibilidade do técnico Filipe Luís

Sem Categoria

Preços dos alimentos cairão mais nas próximas semanas, diz ministro

Governo está começando a colher os resultados de medidas tomadas

Trânsito

Motorista que atropelou e matou motociclista se apresenta em delgacia e fica em silêncio

O acidente aconteceu no cruzamento das ruas São José com a José Pereira Sobrinho