Pular para o conteúdo
Mundo

Alemanha prende suspeitos de integrar grupo que planejava derrubar governo

Os promotores disseram que outras duas pessoas foram presas fora da Alemanha, uma na Áustria e outra na Itália.
Agência Estado -
Presidente alemão (Foto: Reprodução)

Forças especiais da prenderam 25 pessoas suspeitas de apoiar uma organização terrorista doméstica que planejava derrubar o governo e formar seu próprio Estado, disse o promotor federal do país nesta quarta-feira, 7.

Os promotores alemães que investigam o caso disseram que o grupo foi formado no ano passado e operava sob a convicção de que “a Alemanha é atualmente governada por membros de um chamado Estado profundo” que precisava ser derrubado. Os promotores disseram que outras duas pessoas foram presas fora da Alemanha, uma na Áustria e outra na Itália.

Os suspeitos são acusados de se preparar, desde o final de novembro de 2021, para realizar ações que incluíam aquisição de armas e equipamentos, recrutamento de novos membros e aulas de tiro. O recrutamento era focado principalmente em membros das e policiais.

Os promotores descreveram o grupo, que não identificaram, como influenciado pelas ideologias do grupo de conspiração QAnon e de um grupo de conspiração de direita alemão chamado Reichsbürger, ou Cidadãos do Reich, que acredita que a Alemanha pós-Segunda não é um país soberano, mas uma corporação criada pelos Aliados que venceram a guerra.

Um soldado da ativa e vários reservistas estão entre os investigados, disse um porta-voz do serviço de inteligência militar à Reuters. O militar é membro do Comando das Forças Especiais.

Muitos dos presos tinham treinamento militar e incluíam ex-soldados alemães, inclusive do exército da antiga Alemanha Oriental. Segundo a Promotoria, eles estavam fortemente armados com armas adquiridas ilegalmente.

Segundo a Promotoria, entre os detidos está um homem que tentou entrar em contato com representantes do governo russo sobre os planos. Não havia indícios de que o grupo tivesse recebido uma resposta ou apoio das fontes russas contatadas.

Um cidadão russo, identificado pelos promotores como “Vitalia B “, é acusado de apoiar os conspiradores e de tentar estabelecer contatos com Moscou.

O grupo, que incluía pessoas que participaram de manifestações contra os bloqueios anti-covid destinados a impedir a propagação do coronavírus, foi alimentado por teorias da conspiração, disseram as autoridades.

O objetivo do grupo era “superar a ordem estatal existente na Alemanha e estabelecer sua própria forma de Estado, cujos contornos já foram elaborados”, usando meios militares e violência contra representantes do Estado, disseram os promotores no comunicado.

Os planos do grupo incluíam um ataque armado ao prédio do Parlamento alemão, o Reichstag. Os membros também formaram uma espécie de governo paralelo que pretendiam instalar se seus planos fossem bem-sucedidos.

“Os membros da organização estavam cientes de que esse objetivo só poderia ser alcançado com o uso de meios militares e violência contra os representantes do Estado”, disse o comunicado do procurador. “Isso também incluía assassinatos de membros do Parlamento e do Executivo.”

Segundo os membros do grupo, a libertação é prometida pela iminente intervenção da “Aliança”, um grupo secreto que supostamente seria formado por membros de governos, serviços de inteligência e militares de vários Estados, incluindo Rússia e Estados Unidos, segundo os promotores. (Com agências internacionais).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Eliminatórias: Brasil sucumbe à altitude e é derrotado pela Bolívia

Irmãos são baleados no rosto dentro de carro em frente da mãe na BR-262

loteria

Bolão em Campo Grande fatura R$ 102 mil com cinco números da Mega

Motorista de carreta morre preso às ferragens em tombamento na BR-262

Notícias mais lidas agora

Prefeito e empreiteiras: Gaeco fez buscas em 59 endereços contra corrupção em Terenos

De casebre à mansão: prefeito de Terenos teve salto patrimonial de 218% em quatro anos

Irmãos são baleados no rosto dentro de carro em frente da mãe na BR-262

Câmara aprova projeto que tipifica exercício ilegal da veterinária

Últimas Notícias

Polícia

Trabalhador de 22 anos morre soterrado em obra

Acidente mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Esportes

Venezuela leva virada da Colômbia em casa e perde vaga na repescagem da Copa para a Bolívia

Não será em 2026 que a Venezuela vai disputar sua primeira Copa do Mundo

Polícia

Dois são presos com 254 kg de cocaína e armas na BR-262

Os dois homens disseram que não sabiam da existência das drogas

Trânsito

Quatro ficam feridos em acidente entre motos no Aero Rancho

Ficaram feridas em um acidente na Rua Berta Lúcia