Pular para o conteúdo
Mundo

Papa Francisco diz que mundo precisa de vacina para o coração em 2021

O Papa Francisco disse hoje que 2021 será “um bom ano” se as pessoas cuidarem umas das outras e salientou que, além de uma vacina contra o coronavírus, o mundo precisa de uma “vacina para o coração”. “Não é bom conhecer muitas pessoas e muitas coisas se não tomarmos conta delas. Este ano, enquanto esperamos […]
Arquivo -

O Francisco disse hoje que 2021 será “um bom ano” se as pessoas cuidarem umas das outras e salientou que, além de uma vacina contra o , o mundo precisa de uma “vacina para o coração”.Papa Francisco diz que mundo precisa de vacina para o coração em 2021

Papa Francisco diz que mundo precisa de vacina para o coração em 2021

“Não é bom conhecer muitas pessoas e muitas coisas se não tomarmos conta delas. Este ano, enquanto esperamos pela recuperação e novos tratamentos, não negligenciemos os cuidados. Porque, além da vacina para o corpo, precisamos da vacina para o coração, que é o cuidado. Será um bom ano se cuidarmos dos outros”, disse.

As palavras do Papa foram lidas numa homilia pelo secretário de Estado do , cardeal Pietro Parolin, durante a Missa de Ano Novo, dedicada à “solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus”, que foi celebrada hoje no Vaticano.

O Papa Francisco foi impedido de presidir a esta missa e também às vésperas de 31 de dezembro de 2020, por causa de uma dor ciática, segundo o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni.

Jorge Bergoglio deixou, no entanto, a homilia escrita para que o Cardeal Parolin pudesse ler as suas palavras aos poucos participantes e meios de comunicação social que puderam estar na Basílica de São Pedro, no Vaticano, devido às medidas preventivas para evitar a propagação do coronavírus.

A missa foi celebrada sem os fiéis e numa basílica vazia.

O Papa enfatizou três palavras – bênção, nascimento e encontro – , e salientou o papel da Virgem Maria, neste dia em que a Igreja Católica também celebra o 54.º Dia Mundial da Paz, este ano sob o lema “A cultura do cuidado como caminho para a paz”.

“Não estamos no mundo para morrer, mas para gerar vida”, disse o Papa, acrescentando: “O primeiro passo para dar vida ao que nos rodeia é amá-la dentro de nós próprios.

Sublinhou a importância de “educar o coração para cuidar, para valorizar as pessoas e as coisas”, para que as sociedades cuidem dos outros e do mundo.

Considerou que “o mundo está seriamente contaminado por dizer coisas más e por pensar mal dos outros, da sociedade, de si próprios”, e assegurou que “a maldição corrompe, faz tudo degenerar” e que “a bênção regenera, dá força para recomeçar”.

No final da homilia, Francisco perguntou-se a si próprio o que as pessoas deveriam encontrar no início de 2021 e respondeu: “Seria encontrar tempo para alguém. O tempo é uma riqueza que todos temos, mas da qual temos inveja, pois queremos usá-lo apenas para nós próprios”.

Assim, encorajou as pessoas a dedicarem momentos aos outros, especialmente aos “que estão sós, aos que sofrem, aos que precisam de ser ouvidos e cuidados”.

O calendário das celebrações do Natal do Vaticano continua até 6 de janeiro com a Missa da Epifania do Senhor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Sopro de vida’: paciente em cuidados paliativos encontra alegria fora de casa em passeio pelo Bioparque

Não perca o prazo: UFMS abre inscrições para vestibular com três novos cursos em 2026

Kevin cachorro adoção

Feira de adoção busca novo lar para animais resgatados em Campo Grande

Dourados terá drive-thru para vacinação de cães e gato no próximo final de semana

Notícias mais lidas agora

Empreiteira alvo de operação foi contratada para asfaltar bairro onde mora prefeito de Terenos

Sem pagamento, funcionários paralisam atendimentos na Santa Casa de Campo Grande

AO VIVO: Julgamento de Bolsonaro e outros sete réus é retomado nesta terça-feira

Jéssica Ellen revela motivo de não mostrar o rosto do filho: ‘Vai entender’

Últimas Notícias

Política

Deputado pede vistas a projeto de lei Recupera-MS

Catan justificou o pedido para analisar o texto sobre o Fundersul

Polícia

Prótese é sonho para militar do Choque que amputou perna em acidente: ‘sempre quis ser policial’

Policial estava a caminho de uma ocorrência quando sofreu o acidente

Política

Zeca do PT articula pré-candidatura de esposa como pré-candidata a vice-governadora

Zeca relembrou ações da ex-primeira dama do Estado como coordenadora de programas sociais

Política

‘Eu não fico com o PT’: deputado diz que troca de partido caso MDB apoie Lula em 2026

Deputado estadual Márcio Fernandes (MDB) afirmou que recebeu convites de outros partidos e seguirá orientações do governador Riedel (PP)