Pular para o conteúdo
Mundo

EUA têm mais hospitalizados por covid-19 agora do que na 1ª onda, diz Opas

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) alertou para a gravidade da pandemia da covid-19 neste momento na região. Durante entrevista coletiva, o comando da entidade notou que, apenas na última semana, 2,5 milhões de pessoas foram infectadas nas Américas. A diretora da Opas, Carissa Etienne, destacou o fato de que atualmente há mais pessoas hospitalizadas […]
Arquivo -
A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) alertou para a gravidade da da covid-19 neste momento na região. Durante entrevista coletiva, o comando da entidade notou que, apenas na última semana, 2,5 milhões de pessoas foram infectadas nas Américas. A diretora da Opas, Carissa Etienne, destacou o fato de que atualmente há mais pessoas hospitalizadas por causa do vírus do que na primeira onda de casos, no ano passado.

Na América do Sul, todos os países têm registrado aumento nos casos da doença nas últimas semanas, lembrou a autoridade.

“Temos de permanecer vigilantes nas próximas semanas”, afirmou Etienne, ao lembrar dos feriados de , que geraram aglomerações que podem resultar em salto nos casos da doença em vários países da região. “Enquanto o acesso à estiver limitado, não podemos depender dela para conter os casos”, lembrou, ao recomendar que as pessoas mantenham medidas como o distanciamento físico, o uso de máscaras e a higiene das mãos, para conter os contágios. Subdiretor da Opas, Jarbas Barbosa afirmou que nos próximos meses o quadro deve ser o mesmo. “Para mudar a dinâmica da contaminação, devemos imunizar 70% da população”, sustentou ele.

A Opas é parte da Iniciativa Covax, que busca garantir distribuição igualitária de vacinas na região. A entidade disse que as entregas dos imunizantes por meio da iniciativa devem começar no fim de março.

Já estão garantidas as entregas de 2 bilhões de vacinas contra a doença neste ano pela Iniciativa Covax, segundo a Opas, mas a maior parte delas deve ser entregue apenas no segundo semestre. A prioridade da Covax agora é imunizar os 20% mais vulneráveis da população, profissionais de saúde e idosos, lembrou o comando da Opas.

Etienne ainda cobrou que os líderes da região mostrem “unidade” e “” na sua resposta à pandemia, sem citar nomes. Também presente na coletiva, o gerente de Incidentes da entidade, Sylvain Aldighieri, disse que a Opas não é favorável à adoção de possíveis “passaportes de imunidade” para os que já receberam vacinas. Aldighieri argumentou que isso acabaria por conferir uma falsa sensação de segurança.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Aposentos de Papa Francisco são selados no Vaticano

Era do último Papa? Entenda profecia de São Malaquias e relação com próximo conclave

Chuvas intensas impactam procura por pesqueiros durante ‘feriadão’ de Páscoa em Campo Grande

Idoso é encontrado morto em plantação de milho no interior de MS

Notícias mais lidas agora

Vaticano divulga que Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

POLÍCIA CIVIL

Donos de comércio encontram homem sem vida ao abrirem o estabelecimento em MS

Últimas Notícias

Política

Lula diz que Papa foi o ‘mais brasileiro dos argentinos’ e planeja viagem a Roma para velório

Data da viagem ainda não foi definida, pois, segundo informações de interlocutores de Lula no Palácio do Planalto, depende do protocolo do Vaticano

Polícia

Homem negocia com suposta garota de programa e é ameaçado em nome do PCC

Vítima alega que não chegou a marcar programa, mas logo depois, passou a receber cobrança via Whatsapp de número desconhecida, por pessoa que alega ser membro de facção

Esportes

“Imparável”: Confederação Brasileira exalta atleta campo-grandense classificada para o Mundial

Nesta segunda-feira (21), atleta avançou para as quartas de final da etapa do Circuito Nacional Sub-19 ao lado da também sul-mato-grossense Danny Caputo

Polícia

Polícia Ambiental mantém buscas por caseiro atacado por onça no Pantanal

O sobrevoo foi suspenso e deve retornar nesta terça-feira