Pular para o conteúdo
Mundo

Após absolvição, Trump diz que movimento ‘Fazer a América grande de novo’ apenas começou

Após ser absolvido neste sábado (13) no processo de impeachment, o ex-presidente dos EUA Donald Trump agradeceu a seus apoiadores
Arquivo -

Após ser absolvido neste sábado (13) no processo de , o ex-presidente dos EUA Donald Trump agradeceu a seus apoiadores e aos senadores que votaram por sua absolvição e disse que o movimento “Fazer a América grande de novo” (Make America Great Again) “apenas começou”.

Uma condenação poderia impedir Trump de concorrer a cargos federais, o que o deixaria fora de nova disputa pela Com a absolvição, Trump pode se candidatar nas próximas eleições presidenciais. Trump era acusado de incitar o ataque ao Capitólio do dia 6 de janeiro, quando uma multidão invadiu o prédio do Congresso americano e tentou impedir a sessão de certificação da de Joe Biden.

O ex-presidente se caracterizou como vítima, chamando seu impeachment de “mais uma fase da maior caça às bruxas da história de nosso país”. “Nenhum presidente jamais passou por algo parecido”, acrescentou.

No julgamento, 57 senadores votaram pela condenação e 43 pela . Eram necessários 67 votos para condenar o ex-presidente.

Vale salientar que sete senadores republicanos votaram pela condenação: Richard Burr, da Carolina do Norte; Bill Cassidy, da Louisiana; Susan Collins, do Maine; Lisa Murkowski, do Alasca; Mitt Romney, do Utah; Ben Sasse, do Nebraska; e Pat Toomey, da Pensilvânia.

Outros republicanos criticaram as ações do presidente, mas disseram que não eram suficientes para a condenação ou que não era constitucional julgar um ex-presidente.

Embora tenha havido uma absolvição, o resultado marcou um nível histórico de apoio à condenação de um presidente ou ex-presidente por parte de seu próprio partido. Em um julgamento de impeachment no ano passado, um republicano, Mitt Romney, votou pela condenação de Trump por uma das duas acusações relacionadas ao esforço de Trump para pressionar a Ucrânia a investigar o agora presidente Joe Biden e seu filho. Fonte: Dow Jones Newswires.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De descanso a visita das bases políticas: saiba o que os deputados de MS vão fazer durante o recesso

Deputados apresentaram mais de 150 projetos de lei no primeiro semestre; confira ranking

Pix transformou economia e tornou-se indispensável, avaliam setores de MS

Proibidas na Capital, leucenas devem ser removidas, mas tarefa não será fácil e levará anos

Notícias mais lidas agora

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Autor de novelas da Globo, Manoel Carlos está sob cuidados médicos; saiba detalhes

Últimas Notícias

Cotidiano

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Bloqueio acontece até o fim da tarde próximo à antiga Uniderp Agrária

Brasil

Lula diz que ministros do STF foram atingidos por mais uma medida arbitrária do governo dos EUA

Presidente criticou o que considera ser uma interferência internacional no sistema judiciário brasileiro

Mundo

Tropas de Israel matam mais de 30 palestinos que buscavam comida, dizem autoridades de Gaza

Exército alega que realiza apenas "disparos de advertência" quando as multidões se aproximam

Política

Bolsonaro, Trump e recesso parlamentar marcam semana política em Mato Grosso do Sul

Tarifaço dos Estados Unidos contra os produtos brasileiros movimentou a política em Mato Grosso do Sul