Pular para o conteúdo
Mundo

Rainha Elizabeth II convoca reunião para discutir decisão de duques

A rainha Elizabeth II convocou para esta segunda-feira (13) uma reunião de emergência com integrantes da família real britânica para discutir o futuro papel na monarquia dos duques de Sussex, Harry e Meghan. De acordo com a imprensa britânica, será o primeiro “frente a frente” do príncipe Harry, de 35 anos, com a sua avó, […]
Arquivo -
Foto: Chris Jackson/pool via Reuters | Reprodução Agência Brasil
Foto: Chris Jackson/pool via Reuters | Reprodução Agência Brasil

A rainha Elizabeth II convocou para esta segunda-feira (13) uma reunião de emergência com integrantes da família real britânica para discutir o futuro papel na monarquia dos duques de Sussex, Harry e Meghan.

De acordo com a imprensa britânica, será o primeiro “frente a frente” do príncipe Harry, de 35 anos, com a sua avó, depois de ter anunciado na quarta-feira (8) a vontade de ter sua “independência financeira” com a mulher Meghan, e de viver uma parte do ano na América do Norte.

Além de Harry, vão estar presentes na residência da rainha, em Sandringham, o príncipe William e o seu pai, o príncipe Charles, herdeiro da coroa, enquanto Meghan participará por telefone do Canadá, informou hoje um porta-voz do Palácio de Buckingham.

Harry e a mulher anunciaram a intenção de “recuar” dos deveres de membros seniores da família real do , para se tornarem financeiramente independentes. O Palácio de Buckingham disse que essas questões são complicadas.

“Depois de muitos meses de reflexão e discussões internas, decidimos fazer uma transição este ano para começarmos a construir um novo papel progressivo nesta instituição. Queremos recuar, enquanto membros seniores da família real [do Reino Unido] e trabalhar para nos tornarmos financeiramente independentes”, declararam os duques de Sussex, em publicação no Instagram.

A mensagem acrescenta que os duques de Sussex vão dividir o tempo entre o Reino Unido e os Estados Unidos, de onde é natural a mulher do príncipe Harry, Meghan Markle.

Na reunião de amanhã vão ser analisados os próximos passos a serem tomados em relação aos duques e os planos que foram estudados, em coordenação com os funcionários do governo britânico e do Canadá, onde, ao que tudo indica, os duques querem estabelecer residência.

O inesperado anúncio de Harry e Meghan, que asseguram ter a intenção de “trabalhar para ser financeiramente independentes”, provocou mal-estar entre o resto dos membros da monarquia e levantou dúvidas sobre as futuras fontes de financiamento dos duques.

Segundo a imprensa, prevê-se uma “atmosfera tensa” numa “família real ferida”, que foi surpreendida pelo anúncio do casal, revivendo a memória da abdicação em 1936 do rei Eduardo VIII para casar com Wallis Simpson, uma norte-americana divorciada, como Meghan.

A rainha Elizabeth II, de 93 anos, pediu aos membros da família que encontrem rapidamente “uma solução” para o neto, sexto na sucessão, e a sua mulher.

Entre os assuntos da reunião, estará o valor da doação financeira que o príncipe Charles atribuirá ao casal, da reserva pessoal, que representa a maior parte do seu rendimento, bem como a questão dos títulos reais e o perímetro das transações comerciais que Harry e Meghan serão autorizados a fazer.

De acordo com o jornal The Guardian, Harry e Meghan receberam cerca de 5 milhões de libras (5,87 milhões de euros) em 2018-2019.

A notícia da intenção dos duques de Sussex causou inquietação pública e indignação, difundida pelos meios de comunicação social britânicos. Até o museu Madame Tussauds, em Londres, que exibe 250 estátuas de cera das grandes figuras do mundo, agiu rapidamente e separou Harry e Meghan do resto da família real.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça mantém prisão de ‘Ferro Velho’ suspeito de esfaquear mulher três vezes em Nova Alvorada do Sul

Com Crivella e Damares Alves, evento em igreja de Campo Grande discute princípios cristãos na política

Fogo na Serra da Bodoquena é controlado com apoio dos bombeiros e brigadistas do ICMBio

Reservatório rompe e moradores do Buriti recebem alerta para consumo consciente de água

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira licenciamento ônibus

Maicon desmente unanimidade em relatório da CPI do Consórcio e prepara novo documento

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

Nepal tem primeira líder mulher após turbulência de protestos formarem novo governo interino

Últimas Notícias

Economia

Dólar recua 0,71% a R$ 5,35 e fecha no menor nível desde junho de 2024

Moeda brasileira saiu na frente entre as divisas emergente

Brasil

Morte após agressão em escola: menina teria batido cabeça ao levar tapa por recusar beijo

Laudo do IML revelou que morte foi provocada por "traumatismo craniano por objeto contundente"

Política

Usina de etanol é inaugurada em MS com capacidade para processar 614 mil toneladas de cana

Usina Cedro gera cerca de 700 empregos diretos

Emprego e Concurso

Procurando emprego? Funtrab encerra a semana com mais de mil vagas disponíveis

Além do quadro geral, fundação também oferece oportunidades a PcD e estagiários