Um velho conhecido no mundo astronômico deverá estar se aproximando da Terra e estar ao lado do Sol em meados do mês de dezembro de 2022. Trata-se do cometa C/2017 K2, que foi descoberto há dois anos e foi visto por um astrônomo entre os dias 23 e 24 de maio.
O astrônomo Con Stoitsis observou o cometa na galáxia e em suas redes sociais, descreveu o cometa como “um gigante muito ativo e brilhante”, mesmo que esteja numa distância de 1,5 bilhão de quilômetros do Sol.
Mesmo que ele esteja se aproximando, a Associação Paraibana de Astronomia afirmou que não há chances de o cometa atingir o Sol ou à Terra, por exemplo. O único risco é que ele poderá ser visto como um espetáculo nos céus no segundo semestre de 2022.
Chamado de C/2017 K2, o cometa foi descoberto em 2017 e fotografado pelo Telescópio Espacial Hubble. Naquele ano, ele estampou diversas manchetes por ser uma novidade até então, isso porque era o mais distante do Sol que um cometa já havia sido visto exibindo sua cauda.
Embora tenha sido uma grande novidade o cometa ter sido visto, este ano é considerado um dos mais decepcionantes para a observação deles. Nos últimos meses, os cometas Atlas — que se desintegrou — e o Swan, que passou recentemente pelo sistema solar, não representaram grandes fenômenos.
A giant comet is coming!.
Comet C/2017 K2!At perihelion at the end of December 2022. It’s almost at 10UA from the Sun yet it is very active and bright!
The observation was made on the night of 23-24 May. pic.twitter.com/t1rcXFFsxS
— Con Stoitsis (@vivstoitsis) May 26, 2020