Pular para o conteúdo
Mundo

Mais de 200 cidades europeias se unem pelo clima

Prefeitos de cidades europeias, incluindo Londres, Amsterdã e Paris, apelam a países-membros da União Europeia (UE) a implementar estratégia para que balanço das emissões de CO2 seja zero até 2050. Em carta aberta, 210 prefeitos pediram aos chefes de governo e de Estado da UE, nesta terça-feira, 7, que elaborem e coloquem em prática uma […]
Arquivo -

Prefeitos de cidades europeias, incluindo Londres, Amsterdã e Paris, apelam a países-membros da (UE) a implementar estratégia para que balanço das emissões de CO2 seja zero até 2050.

Em carta aberta, 210 prefeitos pediram aos chefes de governo e de Estado da UE, nesta terça-feira, 7, que elaborem e coloquem em prática uma estratégia climática de longo prazo, durante a reunião de cúpula desta quinta-feira, 9, em Sibiu, na Romênia.

A carta foi assinada pelos prefeitos de Paris, Londres, Estocolmo, Amsterdã, Oslo, Milão, Atenas e Stuttgart, entre outras cidades da Europa.

Segundo eles, a meta final dessa estratégia deve ser uma atividade econômica que, a partir de 2050, alcance a neutralidade climática, ou o balanço zerado de emissões de CO2. Os prefeitos apoiam, assim, uma proposta feita pela Comissão Europeia e pelo Parlamento Europeu, que eles chamaram de a única realizável em prol do futuro da Europa e do mundo.

“A Europa deve se tornar uma líder mundial na questão climática. As gerações futuras não vão nos perdoar se não agirmos enquanto ainda tivermos tempos”, afirmou a prefeita da Paris, Anne Hidalgo.

A meta atual da União Europeia é reduzir suas emissões de gases do efeito estufa em 40% até o ano de 2030, na comparação com 1990. Em 2020, a UE pretende definir sua estratégia climática até meados do atual século, dentro do que está previsto no Acordo de Paris.

Ontem, o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que vai colocar o tema na agenda de Sibiu.

Centenas de organizações não governamentais (ONGs) europeias também convocaram os líderes a agir contra as mudanças climáticas. “Lançamos um sinal de alerta em prol do clima para todos os atuais e futuros políticos europeus”, disse o diretor do Climate Action Network (CAN) Europe, Wendel Trio. Ele disse que é hora de os políticos agirem.

As ONGs exigem que a luta contra as mudanças climáticas seja uma prioridade na cúpula de Sibiu, assim como nos debates que antecedem as eleições europeias. A meta deve ser a redução das emissões de gases do efeito estufa até 2030. Além disso, defendem o fim dos combustíveis fósseis, mais apoio aos países em desenvolvimento para se adaptarem às mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade e mais esforços em prol da economia circular, na qual os dejetos são reaproveitados como matéria-prima.

O presidente da Comissão das Conferências Episcopais da EU (Comece), o arcebispo de Luxemburgo, Jean-Claude Hollerich, também apoia a iniciativa. “Peço ao futuro Parlamento Europeu, à Comissão Europeia e aos países-membros que adotem medidas urgentes contra as mudanças climáticas”, afirmou.

Ele disse ser importante que a transição para uma sociedade de emissões zero seja justa. Para que as pessoas mais pobres também sejam beneficiadas, é necessária a adoção de medidas sociais e de respeito aos direitos humanos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Funcionários e ex-funcionários da Caixa são alvos de operação da PF

STJ prorroga por mais um ano afastamento de Chadid do TCE-MS por corrupção

Atenção, moradores: equipes do fumacê percorrem 4 bairros nesta quarta-feira

Cadê o dinheiro do INSS? Em MS, mais de 24 mil aposentados já receberam o ressarcimento

Notícias mais lidas agora

beto pereira denúncias matéria

Beto Pereira perde ação contra Midiamax por notícias que o apontam como chefe de corrupção no Detran

luan santana 18 anos de carreira

Você lembra? Luan Santana resgata vídeos marcantes de quando vivia em Campo Grande

Ação trancada por ‘morosidade’ em MS levou MPSP a investigar golpe bilionário da Ultrafarma

Lula anuncia R$ 30 bilhões a empresas afetadas pelo tarifaço dos EUA

Últimas Notícias

Mundo

Trump diz que vai pedir verba ao Congresso para ‘consertar’ Washington e reduzir criminalidade

Presidente dos EUA afirmou que federalizar a polícia de Washington é a solução para combeter a criminalidade

Cotidiano

Mesmo com ‘tarifaço’ dos EUA, exportações de carne bovina atingem recorde em julho

Exportações totais do setor no mês de julho alcançaram US$ 1,726 bilhão, com movimentação de 366.920 toneladas

Brasil

Comissão do Senado aprova Wadih Damous para o comando da ANS

Indicação deve passar por votação na Câmara dos Deputados

Cotidiano

É golpe: Correios alertam população sobre anúncios falsos de processo seletivo 

A estatal reforça que, no momento, não existem processos seletivos abertos para preencher vagas de emprego