Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, afirmou que pedirá US$ 500 milhões à ONU (Organização das Nações Unidas) como ajuda financeira para repatriar venezuelanos, bancando o transporte de todos.

Maduro convidou, em um programa de rádio local, Eduardo Stein, representante da ONU, para visitar a Venezuela e levar o dinheiro que precisa para ajudar os venezuelanos a voltarem ao país. “Eu o convido: venha a Venezuela, vou pedir que traga US$ 500 milhões”.

Segundo o presidente venezuelano, os cidadãos que foram para o Peru acabaram capturados e enganados com promessas que não eram reais. Cerca de 3.039 venezuelanos afirmaram terem sido vítimas de discriminação e maus-tratos, conforme aponta o Plan Vuelta a la Patria (Plano Volta à Pátria).

No Brasil, cerca de 800 imigrantes têm entrado pela fronteira, em Roraima. Tem ocorrido inúmeros ataques de brasileiros contra venezuelanos. Recentemente, um grupo de brasileiros foram acusados de terem queimado abrigos de imigrantes na cidade de Pacaraima.