Cerca de 1.900 famílias estão desalojadas

As inundações em Assunção por conta das enchentes do rio já deixam 22,9 mil pessoas afetadas e realojadas em abrigos, informou neste domingo (28) a prefeitura da cidade. As informações são da Agência EFE.

O aumento do nível do rio obrigou a desalojar 1.905 famílias da região de Bañado Sur, uma zona ribeirinha e humilde da capital paraguaia. Em Bañado Norte, também às margens do rio Paraguai, 1.875 famílias tiveram que deixar suas casas nas últimas duas semanas por causa da cheia do rio. Além disso, 756 famílias afetadas no bairro Ricardo Brugado tiveram que buscar abrigo.

Estas 22.9 mil pessoas vivem agora em 79 refúgios construídos com madeira em prédios públicos e militares em áreas mais altas onde a água não chega. As chuvas dos últimos dias fizeram com que o rio Paraguai, que bordeia Assunção, subisse uma média de dois centímetros por dia.

Inundações deixam quase 23 mil desabrigados na capital do Paraguai

Em dezembro de 2015, as inundações em Assunção, associadas ao fenômeno climático do El Niño, obrigaram cerca de 100 mil pessoas a abandonar suas casas e alojar-se em precários abrigos de madeira construídos em refúgios situados em espaços públicos.