Um avião com 189 pessoas a bordo caiu nesta segunda-feira (29) no mar de Javas, na , poucos minutos após a decolagem. A aeronave pertencia a companhia Lion Air e havia desaparecido do radar de voo cerca de 13 minutos após decolar.

A bordo estavam 179 adultos, 3 crianças, dois pilotos e outros cinco tripulantes. O porta voz do grupo de resgate, Yusuf Lati, confirmou a queda. O diretor-geral da Aviação Civil no Ministério de Transportes informou que  o comandante chegou a solicitar retorno ao aeroporto de Jacarta, antes do desaparecimento.

Segundo a agência EFE, os primeiros corpos já começaram a ser encontrados cerca de 8 km do local onde o avião sumiu do radar. Alguns sites de notícias internacionais afirmam que também foram encontrados partes de corpos e destroços do avião.

Durante entrevista coletiva cedida após o ocorrido, Muhmmad Syaugi, chege da agência de busca, afirmou que ainda não é possível saber se há sobreviventes. “Esperamos, oramos, mas não podemos confirmar”, disse Syaugi.

O , um 737 Max 8, era novo e, segundo o site FlightRadar24, ele havia sido foi entregue à Lion Air em agosto deste ano.

Declaração da Lion Air

À Reuters, o diretor-presidente da Lion Air, Edward Sirait, não quis comentar o ocorrido. “Não podemos fazer nenhum comentário neste momento”, disse. Segundo ele, as informações necessárias serão transmitidas por uma coletiva de imprensa a ser agendada em breve.